Exposição: ‘Artes na Seads’ expõe trabalhos de artistas portadores de deficiência

Mostra fica na sede da Secretaria até 26 de setembro

seg, 22/09/2003 - 11h46 | Do Portal do Governo

De 19 a 26 de setembro, o projeto “Artes na Seads” expõe trabalhos de artistas portadores de deficiência de diversas regiões do Estado no saguão da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Rua Bela Cintra, 1032 – São Paulo). O evento comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência (dia 21 de setembro).

O projeto tem o objetivo de expor e divulgar a produção artística dos segmentos populacionais atendidos nas instituições sociais parceiras desta Secretaria, como crianças, adolescentes e idosos.

Nesta oportunidade, os artistas portadores de deficiência estão expondo trabalhos de pintura em tela, gravura, entalhe em madeira e escultura.

Na quarta-feira, dia 24, às 11 horas, o presidente do Conselho Estadual de Assuntos para a Pessoa Portadora de Deficiência, José Oliveira Justino, visitará a exposição em companhia do secretário estadual-adjunto da Seads, Ernesto Vega Senise.

O Programa de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência

O Programa de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência – PPD, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads, tem caráter inclusivo e já beneficiou 247.525 pessoas desde 1995, com recursos estaduais no valor total de R$ 99.680.141,00.

Para o custeio do programa em 2003, o Orçamento Estadual prevê a execução de R$ 10.073.916,00, beneficiando 18.819 pessoas. A execução de programas e projetos, em todo o Estado de São Paulo, é feita em parceria com prefeituras e entidades sociais, com as quais a Secretaria mantém convênios de apoio técnico e financeiro.

A política pública de Seads tem a missão de assegurar os direitos desta população, eliminando os fatores de exclusão social e incluindo o portador de deficiência nos mesmos serviços oferecidos à população em geral. A resultante desta diretriz é a diminuição da necessidade de instituições especializadas.

A Secretaria apoia programas que auxiliem no desenvolvimento humano, no resgate de capacidades e inserção do deficiente no mercado de trabalho, ou em atividades geradoras de renda. Também dá prioridade à sua permanência no meio familiar e comunitário, buscando prevenir a institucionalização.

Programas em execução:

  • Casa Lar/Abrigo
  • Habilitação/Reabilitação
  • Projeto Criando Asas

    Da Assessoria de Imprensa da Seads

    C.C.