Exposição ‘Albert Eckout volta ao Brasil ‘ é aberta pelo governador Alckmin

Conjunto de 24 obras do artista holandês apresenta um retrato do Brasil do período de 1636 a 1644

seg, 13/01/2003 - 21h01 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin abriu na noite desta segunda-feira, dia 13, a exposição ‘Albert Eckhout Volta ao Brasil 1644 – 2003’, na Pinacoteca do Estado. De origem holandesa, o desenhista e pintor Eckhout viveu em Pernambuco dos 26 aos 34 anos, de 1636 a 1644.

Durante esse período, produziu centenas de trabalhos sobre a flora, fauna e os habitantes do Nordeste brasileiro, entre os quais, as 24 telas que fazem parte da exposição. Esses trabalhos são considerados os mais importantes de sua obra e um dos mais valiosos conjuntos de imagens com temas do Novo Mundo.

Segundo Alckmin essa exposição é um reencontro de nossa história com o olhar europeu sobre o Brasil. ‘Representa uma aspiração de D. Pedro II, que sonhava com a vinda das telas para que os brasileros pudessem ter uma luz sobre suas raízes e origens’, afirmou.

Albert Eckhou veio ao Brasil como membro da comitiva do príncipe Maurício de Nassau, governador-geral dos Territórios Holandeses. Eckhout produziu também 400 estudos sobre papel, documentos que serviram para a criação das ilustrações do trabalho Historia Naturalis Brasilie, de Wilhem Piso.

Quando retornou à Holanda, continuou seu trabalho com temas brasileiros. Entre eles, pinturas e cartões para tapeçarias que deram origem à série Anciennes Indes, fabricada pela Manufatura Real de Gobelins, em Paris.

A exposição ocupará área de 700 m2 no Espaço Mário Covas da Pinacoteca, destinada às exposições temporárias. Estará aberta de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com ingresso gratuito, de 13 de janeiro a 30 de março. A coleção foi doada em 1654 por Maurício de Nassau ao seu primo Frederico III, rei na Dinamarca. Hoje pertence ao Museu Nacional daquele país.

O governador Alckmin estava acompanhado de sua esposa Maria Lúcia Alckmin e dos secretários da Juventude, Lars Schmidt Grael e da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles.

A Pinacoteca do Estado conta atualmente com cerca de 6 mil obras entre pinturas, gravuras e esculturas. Sua construção foi iniciada em 1897 por Ramos de Azevedo, para abrigar o Liceu de Artes e Ofício, no bairro da Luz.

A restauração e reforma para transformar o espaço em museu, foram iniciadas em abril de 1997 e concluídas em fevereiro de 1998, através de um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Cultura.

A mostra conta com o patrocínio do Banco Real ABN AMRO Bank e o apoio cultural da MCCann Erickson e do Grupo Takano. As obras estiveram anteriormente em Recife e Brasília e foram seguradas em US$ 350 milhões.

Takao Miyagui / Carlos A. Prado