Exportações paulistas são tema de seminário em São Paulo

Encontro foi aberto pelo governador Geraldo Alckmin

qua, 01/09/2004 - 20h04 | Do Portal do Governo


Três medidas foram adotadas pelo governador Geraldo Alckmin para ajudar o pequeno empresário que queira lançar seus produtos no exterior. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 1º,durante a realização do II São Paulo ExportAção, no Centro de Exposição Imigrantes.

O governador assinou autorização que cede um prédio de quatro andares da Secretaria da Agricultura para a instalação do Centro de Logística de Exportação (Celex) em um espaço de 30 mil m2 de área construída. No local foram instalados vários postos de serviços como Banco do Brasil, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Correios, BM&F, entre outros, que visa tirar dúvida de quem quer exportar. O espaço também foi denominado como Poupatempo da Exportação.

Lançou o Espaço São Paulo, o programa prevê o aluguel, pelo Governo paulista, de espaço (estande) em feiras mundiais em que não houver a presença da Agência de Promoção da Exportação do Brasil (Apex) para utilização dos pequenos e médios exportadores.

Foi também lançado o programa São Paulo Export. O convênio com todas as Associações Comerciais do Estado levará informação e apoio aos arranjos produtivos locais, para que as pequenas empresas também possam atingir o mercado externo.

Alckmin fez um balanço das exportações paulistas que de janeiro à agosto deste ano, tiveram um crescimento de 39,9%, em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto que a do País, no mesmo período em 2004 foram de 33,7%.

“A exportação diminui as fragilidades do nosso País e gera emprego e renda aqui dentro. Traz divisas para o Brasil. Elas estão ajudando a retomar o mercado interno. E São Paulo tem tido uma participação muito grande. É o esforço de vocês, do trabalho, da geração de emprego e renda, de avançar na qualidade de vida da população que está trazendo bons frutos”, disse o governador para uma platéia repleta de empresários.

Segundo ele, esse esforço exportador tem ajudado a economia a se recuperar. Para que as exportações cresçam ainda mais, observou, é importante que haja investimentos em logística; e em infra-estrutura, especialmente na questão da acessibilidade dos portos. “Na questão fiscal, nós já implantamos o Fast Track. A exportação está isenta de ICMS”, disse.

O governador informou também que pela primeira vez o Encontro Nacional de Exportação (ENAEX) que normalmente é realizado no Rio de Janeiro, desta vez terá São Paulo como sede.

Sobre o Espaço São Paulo

De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, São Paulo terá um estande nas principais feiras do mundo para levar os produtos do Estado. “Trata-se, sobretudo, de apoio às pequenas e médias empresas e também espaço para as grandes empresas. Normalmente, em feiras muito grandes, os setores mais importantes se reúnem para ter seu espaço. Mas há outras feiras onde não há uma presença expressiva das grandes empresas ou segmentos. Para esses casos haverá o Salão São Paulo, para levarmos os diversos produtos do Estado que sejam objeto dessa feira”, explicou o secretário.

Meirelles informou que o Governo paulista ficará responsável pela articulação, pelo aluguel do estande e mandar um representante da Secretaria para lá. “A ida das empresas será por conta delas, como já acontece nos eventos com presença da Apex”, disse. Ele lembrou que o Banco do Brasil está oferecendo financiamento para que empresas exportadoras de menor porte possam participar desse tipo de evento. “A função do Estado não é patrocinar as empresas, mas viabilizar o espaço”, enfatizou.

De acordo com o secretário, o orçamento inicial previsto para esse programa é de cerca de US$ 100 mil. Ele estima que a instalação do estande e envio de um representante da Secretaria tenha um custo médio de US$ 15 mil por feira. Meirelles prevê que no próximo ano o Estado participe com o Salão São Paulo de, no mínimo, cinco feiras e, no máximo, dez.

Valéria Cintra/Cíntia Cury