Exportações paulistas crescem mais de 36%

São Paulo exportou U$ 28 bilhões de janeiro a dezembro, registrando um aumento de 36,3% em relação ao mesmo período do ano passado

qui, 02/12/2004 - 19h24 | Do Portal do Governo


De janeiro a novembro deste ano, São Paulo, exportou U$ 28 bilhões, registrando um crescimento de 36,3% em relação ao mesmo período de 2003. O aumento no País, no mesmo período, foi de 31,6%. Contabilizando os dois últimos anos, o Estado registrará um aumento de 50% nas vendas ao exterior, uma vez que em 2002 exportou US$ 20 bilhões, enquanto este ano deverá chegar a US$ 30 bilhões.

A informação foi dada pelo secretário estadual da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meireles, no lançamento do “Catálogo do Exportador Paulista” e do programa “Exporta, São Paulo”, nesta quinta-feira, dia 2, no Palácio dos Bandeirantes.

O catálogo é um banco de dados com o nome e os produtos de empresas paulistas interessadas em vender para o exterior. Além de estar na internet, no portal do Governo de São Paulo, será editado em CD para distribuição em embaixadas e consulados, câmaras de comércio internacional e em feiras e exposições internacionais.

O principal objetivo do catálogo é divulgar no exterior as empresas paulistas que já exportam e aquelas que são potenciais exportadoras, para que o importador estrangeiro saiba onde e como contatar o produtor paulista. O empresário interessado pode se cadastrar nos sites www.exporta.sp.gov.br e www.ciencia.sp.gov.br.

O programa “Exporta, São Paulo” visa a ampliar a base de exportadores paulistas, atualmente composta por cerca de 8.200 empresas. A idéia é levar a cultura exportadora a produtores de pequeno porte, especialmente do Interior do Estado. Dessa forma, serão realizados seminários em várias regiões, com o nome de “Exportar para crescer – Novos Caminhos para o Mercado Externo”. O programa foi desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e São Paulo Chamber of Commerce.

Após destacar as principais ações do Governo do Estado para o fortalecimento no setor produtivo e exportador, Meirelles disse que São Paulo representa hoje um terço do PIB brasileiro, um terço das exportações brasileiras, mais de 40% das importações brasileiras, metade das exportações brasileiras de café, 70% das exportações brasileiras de carne bovina e 70% da produção e exportação de açúcar e de álcool de cana do Brasil.