Expoflora: Instituto Agronômico mostra como pesquisas fazem parte do cotidiano

Público pode visitar exposição realizada em Holambra até este domingo, dia 22

sex, 20/09/2002 - 13h17 | Do Portal do Governo

Alimentos que fazem parte do dia-a-dia e produtos presentes em diversos momentos da vida de todo brasileiro, desde a planta até a mercadoria que chega aos supermercados. Este é o tema escolhido pelo Instituto Agronômico (IAC – APTA), para expor seus produtos na Expoflora 2002, que está sendo realizada de quinta a domingo, em Holambra, interior de São Paulo, e termina no próximo domingo, dia 22 de setembro.

Neste ano, a participação do Instituto Agronômico na Expoflora tem por objetivo mostrar o quanto o IAC está presente nas situações comuns da vida. ‘Vamos mostrar como IAC participa do cotidiano das pessoas’, explica a diretora do Centro de Comunicação e Transferência de Conhecimento do IAC, Yone Mangilli S. Boaventura.

No estande do Instituto de Agronômica, de 170m², o público pode ver plantas e produtos como o amendoim e a paçoca, o trigo e o pão, a seringueira e o pneu, o cacau e o chocolate, a cana e o açúcar. A opção por mostrar a planta e o produto pronto, que já absorveram a tecnologia gerada pelo IAC durante seus 115 anos de existência, tem razão de ser. O consumidor, em geral, desconhece o trabalho dos Institutos de Pesquisa e, principalmente, o que consome.

Comum na vida do brasileiro, a batata será uma das culturas presentes. Poucos sabem que a ‘batata da onda’, tão conhecida, foi desenvolvida pelo IAC. Na exposição, o público tem a oportunidade de conhecer as diferentes variedades de batata, cada qual destinada a um uso — para fazer nhoque, fritar etc.

Mais informações:

www.agroportal.sp.gov.br

www.expoflora.com.br