Experiências inovadoras de municípios são premiadas durante aniversário do Cepam

Área de informática da Fundação será modernizada e ganhará 60 computadores

ter, 21/12/2004 - 15h23 | Do Portal do Governo


A Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, comemorou nesta terça-feira, dia 21, o aniversário de 37 anos. O órgão, que é vinculado à Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, oferece projetos e cursos de capacitação em diversas áreas de interesse da administração pública com o objetivo de fomentar o desenvolvimento municipal e regional. O governador Geraldo Alckmin informou que o Governo do Estado vai modernizar a área de informática do Cepam. Ao todo, a Fundação receberá 60 microcomputadores, impressoras e provedores.

No evento desta terça-feira também foi assinado o decreto que institui para o próximo ano o Programa Caravanas do Conhecimento ‘Interior na Praia’ e ‘Redescobrindo o Interior’. O objetivo é garantir que estudantes da rede pública estadual, com idade entre 9 e 11 anos, que moram em cidades do Interior, tenham oportunidade de conhecer o Litoral, no mês de janeiro, pelo ‘Interior na Praia’. Na edição de 2005, a previsão é de que 246 delegações participem do programa, beneficiando mais de 8 mil crianças de 127 municípios do Estado. Em janeiro deste ano, mais de 6 mil crianças puderam conhecer o Litoral. Na versão ‘Redescobrindo o Interior’, crianças da mesma faixa etária são levadas, durante o mês de julho, para conhecer a rotina de cidades do Interior paulista. Alckmin observou que é um programa barato. “Esse programa ajuda nossas crianças, torna a escola mais gostosa e é um sucesso”, afirmou.

Na cerimônia foram entregues os prêmios Chopin Tavares de Lima a 12 ações inovadoras implantadas por administrações municipais, selecionadas pelo Programa Novas Práticas. Os critérios utilizados para a escolha foram a simplicidade do projeto, possibilidade de reaplicação, alcance social e ampliação da acessibilidade, entre outros. Os vencedores vão receber computadores e gratuidade de um ano da Assinatura Cepam.

Na opinião do governador, a premiação comprova que, além de vontade política, é necessário ter pessoas muito bem preparadas, inovação tecnológica, modelo gerencial bem feito e orçamento bem elaborado, além de criatividade. “É preciso ter eficiência no gasto púbico. Fazer mais com pouco dinheiro. Aqui, tivemos bons projetos. E isso estimula. Foram mais de 600 projetos apresentados pelos municípios e 12 selecionados, desde consórcio para administrar um hospital até uma escola voltada à área rural, merenda escolar feita com a participação dos pais e trabalho junto aos bairros para sua recuperação. São projetos que melhoram a educação, a saúde. Ter boas iniciativas faz a diferença”, destacou.

No evento, também foram entregues certificados aos representantes de 25 de cidades localizadas no Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que participam do Programa de Gestão Municipal de Recursos Hídricos, do Cepam. Foi assinado ainda o convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Alckmin lembrou que o Estado conta atualmente com cerca de 1.800 participantes do programa de Micros Bacias Hidrográficas, que tem como objetivo a recuperação do solo, destino adequado das águas e recomposição das matas ciliares. Além da preservação do meio ambiente, também visa a recuperação da renda dos produtores. O programa conta com financiamento do Banco Mundial, contrapartida do Estado e parceria dos municípios. O investimento é superior a R$ 100 milhões.

A solenidade marcou ainda a inauguração do Centro de Difusão do Municipalismo Governador André Franco Montoro. O novo espaço, localizado no prédio anexo, foi reformado e adaptado e será utilizado para os novos cursos e seminários, que são realizados durante todo o ano pelo Cepam.

“Continuamos convictos de que a descentralização e a participação da sociedade são práticas políticas fundamentais para se conseguir eficiência e racionalização dos gastos públicos, que, por sua vez, determinam o sucesso de uma administração”, afirmou o presidente do Cepam, Sílvio Torres. Ele destacou que a instituição conta com respeito, prestígio e credibilidade junto à sociedade, o que lhe permite realizar parcerias cada vez mais amplas e efetivas com entidades públicas e privadas. Torres aproveitou para agradecer à Secretaria Estadual da Segurança Pública pela doação de uma viatura Land Rover para que os técnicos do Núcleo de Assuntos Indígenas, responsável pela execução dos projetos do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, possam se movimentar nas aldeias.

Cíntia Cury