Excelência: HC completa 59 anos de ensino, pesquisa e assistência à saúde

Unidade atende 1,5 milhão de pessoas por ano

qui, 17/04/2003 - 13h11 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP completa neste sábado, dia 19 aniversário de 59 anos de fundação. Inaugurado no dia 19 de abril de 1944, é hoje o maior complexo hospitalar da América Latina e centro de excelência médica que atende 1,5 milhão de pacientes por ano.

Neste aniversário, os funcionários do Complexo festejam a data e destacam seu importante papel. São 10 mil profissionais distribuídos pelos mais variados setores, dos quais 7 mil atuam na área de saúde, enquanto 3 mil trabalham em departamentos administrativos. Há mais mulheres (69%) do que homens (31%).

Ensino, pesquisa e assistência à saúde definem a missão deste hospital-escola da Faculdade de Medicina da USP. O HC começou a funcionar no tradicional edifício do Instituto Central (ICHC), que acolheu as especialidades médicas e de apoio diagnóstico, o Pronto Socorro e a infra-estrutura administrativa. Hoje o Instituto Central é o setor com maior número de servidores: ali trabalham 4.431 funcionários.

A partir do ICHC, outros institutos foram surgindo para atender a crescente demanda. Em 1952, os edifícios do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) e do Instituto de Psiquiatria (Ipq) passaram a fazer parte do complexo.

Em 1976, o atendimento pediátrico ganhou novas instalações no prédio do Instituto da Criança (Icr). No ano seguinte, foi inaugurado o Instituto do Coração (Incor) e, em 1994, o Instituto de Radiologia (InRad).

Além dos seis institutos, estão vinculados ao HC os Hospitais Auxiliares de Suzano e Cotoxó, as Divisões de Medicina de Reabilitação – Unidades Vergueiro e Umarizal, a Casa da Aids e os 62 Laboratórios de Investigação Médica.

A partir deste ano, o Hospital das Clínicas também passou a gerenciar o Hospital Estadual de Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, cuja área de influência abrange 500 mil moradores daquela região da Capital.

Da Assessoria de Imprensa do HC

C.C.