Evento: USP promove primeira Semana Integrada do Meio Ambiente

Intenção é estimular as pessoas a refletirem a respeito dos impactos ambientais causados pela geração de resíduos

seg, 02/06/2003 - 11h00 | Do Portal do Governo

Cinco de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para comemorar a data, o programa USP Recicla, da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais, organiza a 1ª Semana Integrada de Meio Ambiente, de 2 a 8 de junho.

Os eventos serão realizados nas unidades da USP/SP e nos campi do Interior, e destinados a estudantes, funcionários e ao público em geral. A abertura oficial está sendo realizada na manhã desta segudna-feira, dia 2, no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) – prédio da antiga reitoria, com a palestra O papel da universidade na conservação do meio ambiente, do professor e geógrafo Aziz Ab´Saber.

Sociedades sustentáveis

Por meio de palestras, conferências, oficinas interativas, exposição e outras atividades, o objetivo é estimular a reflexão a respeito dos impactos ambientais causados pela geração de resíduos. Haverá também orientação a respeito do uso dos recursos naturais para que as pessoas se comprometam com a construção de sociedades sustentáveis.

Os palestrantes discutirão temas relacionados com o uso de energia, água doce, propriedade intelectual dos povos indígenas sobre as ervas medicinais do cerrado e recuperação de resíduos sólidos urbanos, entre outros.

A USP tem seis campi na Capital e outras unidades em 18 cidades no Estado. Oitenta mil pessoas, entre servidores e alunos, distribuídas nas faculdades, institutos e museus, respondem pela emissão de 70% de lixo sob a forma de papel.

A educadora do programa USP Recicla, Elizabeth Teixeira Lima, afirma que são desenvolvidas ações visando à redução do consumo de papéis. “Nos preocupamos com a revisão dos valores de cada um para a economia e uso de recursos naturais adequadamente.”

Feira de sucata e da barganha

Foram criadas comissões internas (composta de funcionários e estudantes do USP Recicla) nas unidades da capital e do interior para promover a Semana de Meio Ambiente. Fora de São Paulo, as escolas farão atividades diferenciadas, de acordo com as necessidades de cada região.

No dia 7, a USP de Pirassununga realizará a Feira de Sucata e da Barganha para valorizar o artesanato regional obtido a partir da reciclagem ou reutilização de materiais. O evento também ocorrerá de maneira semelhante em São Carlos e Ribeirão Preto, dia 8.

O programa USP Recicla existe desde 1993 e desenvolve ações baseadas no tripé reduzir, reutilizar e reciclar materiais para diminuir a quantidade de lixo lançado no meio ambiente. A meta é que essas iniciativas abranjam toda a comunidade uspiana.

SERVIÇO
A programação completa da Semana Integrada de Meio Ambiente está no site www.cecae.usp.br/recicla/
Outras informações pelo telefone (11) 3091-4428 ou na sede do Cecae/USP – Av. Professor Luciano Gualberto, travessa J, 374 – 7º andar

Viviane Santos
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)