Evento: USP promove 2.ª Semana do Meio Ambiente

A cerimonia contará com a presença de lideranças indígenas

seg, 30/08/2004 - 21h47 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP)promove, até 5 de setembro, a 2ª Semana do Meio Ambiente,que trará o tema ‘O Ambiente por Inteiro’. A programação do evento inclui dez mesas-redondas, oficinas, feira de produtos sustentáveis, shows, apresentações culturais e a tradicional corrida de toras de Buriti.

Políticas públicas de meio ambiente, biotecnologia e biopirataria, agricultura brasileira e desenvolvimento sustentável, gestão dos recursos hídricos e educação ambiental serão alguns dos assuntos discutidos por especialistas da USP e convidados nas mesas-redondas programadas. Estarão presentes também lideranças indígenas das tribos Guarani, Macuxi, Pankararu, Terena, Timbira e Xavante.

A cerimônia de abertura será na segunda-feira, dia 30, às 9 horas, e contará com a presença do secretário Estadual de Meio Ambiente, José Goldemberg; do secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Adriano Diogo; do líder Xavante da Associação Xavante Warã, Hipãridi Top’Tiro; do reitor da USP, Adolpho José Melfi; do pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Adilson Avansi de Abreu, e do prefeito do campus, Wanderley Messias da Costa.

Na sexta-feira, dia 3 de setembro, o Festival de Cultura Brasileira irá reunir no mesmo palco Tsawidi Xavante e Marlui Miranda, Estação Fankalha, Walking Lions, Grupo Cupuaçu e Sinhô Preto Velho. O show será promovido a partir das 21h15, no Velódromo da USP. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

O encerramento oficial da 2ª Semana de Meio Ambiente será no domingo, dia 5 de setembro, com a Uiwede, a tradicional corrida de toras de Buriti do povo A’uwe Xavante, na avenida Paulista, a partir das 10h.

As mesas-redondas, que serão abertas ao público sem a necessidade de inscrição prévia, serão realizadas no auditório Ariosto Mila, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, localizado na rua do Lago, 876, Cidade Universitária. Para participar das oficinas, os interessados devem se inscrever através do e-mail cepa@usp.br

O evento é patrocinado pela AlphaVille Urbanismo, com realização da Prefeitura do campus da USP, Comissão de Problemas Ambientais (Cepa) da USP, Fundação AlphaVille e Associação Xavante Warã.

A programação completa da 2ª Semana do Meio Ambiente da USP está disponível no site www.fundacaoalphaville.org.br/semanausp

Da Assessoria de Imprensa da USP