Evento: USP abre oficialmente no domingo as comemorações dos 70 anos

Sessão solene do Conselho Universitário será realizada no Palácio dos Bandeirantes

sex, 23/01/2004 - 15h22 | Do Portal do Governo

A USP abre oficialmente as comemorações dos 70 anos de sua criação, neste domingo, dia 25, no Auditório ‘Ulysses Guimarães’ do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado. Neste dia será realizada uma sessão solene do Conselho Universitário (CO), com discurso do professor Antônio Junqueira, da Faculdade de Direito, seguido pelo reitor da Universidade, Adolpho José Melfi. O início da celebração está previsto para as 17 horas.

Em seguida, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), com regência do maestro Carlos Moreno, realiza uma apresentação valorizando obras nacionais. O repertório selecionado traz, além do Hino Nacional, as peças ‘Ponteio nº 31’ e ‘Dança Brasileira – Tempo de Samba’, do maestro paulista Camargo Guarnieri, e ‘Mourão’ e ‘Concertino para Violino’, do compositor Guerra-Peixe. Está última música contará com solo do violinista Ricardo Amado, spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Lançamentos

Durante a cerimônia, haverá os lançamentos das edições especiais da Revista USP e do Jornal da USP para os 70 anos da Universidade. A Revista preparou uma coleção de textos que tratam do passado e procuram possibilidades para o futuro da instituição. O jornal vem com uma edição ampliada com 32 páginas (usualmente ele tem 20 páginas), sendo que 24 são de matérias e oito constituem um caderno de fotos antigas e recentes registrando a construção da Cidade Universitária, Unidades e Institutos e os campi do interior.

História da Universidade de São Paulo

A Comissão dos 70 anos de USP preparou para o dia 25 o lançamento da nova edição fac-similar do livro História da Universidade de São Paulo, de Ernesto de Souza Campos. A primeira edição é de 1954 e foi escrita em comemoração ao IV Centenário da cidade de São Paulo e aos 20 anos de USP, pelo professor emérito e ex-ministro da Educação e da Saúde Pública. Esta edição tem 728 páginas e sai com uma tiragem de 1000 exemplares.

A programação completa das comemorações dos 70 anos da USP pode ser acompanhada pelo site oficial www.usp.br/70anos.

Mais informações: (0XX11) 3091-3029

Da Agência USP de Notícias

(AM)