Evento: Unesp inaugura Centro de Pesquisas Sobre Causas Genéticas do Câncer

Unidade é vinculada ao Departamento de Urologia da Faculdade de Medicina

sex, 10/12/2004 - 15h46 | Do Portal do Governo

O reitor da Universidade Estadual Paulista, prof. José Carlos Souza Trindade, vai presidir, no próximo dia 20, na Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu, a inauguração do NeoGene, um laboratório de pesquisas cientificas sobre a identidade genética dos tumores humanos. A unidade, vinculada ao Departamento de Urologia da Faculdade de Medicina, é coordenado pela profa. Silvia Regina Rogatto, geneticista que já vem realizando, há vários anos, e em parceria com outros centros de pesquisa do Brasil e do Exterior, investigações sobre o perfil genômico dos cânceres humanos.

Um dos objetivos principais do trabalho no NeoGene é identificar elementos genéticos que indiquem a predisposição das pessoas à ocorrência de certos tipos de tumores malignos.

Em setembro, a equipe de implantação do NeoGene recebeu a visita do prof. Jeremy Squire, do Instituto de Câncer de Ontário (Canadá) e que coordena projetos multicêntricos de estudos sobre as causas genéticas de leucemias, dos sarcomas e dos cânceres de próstata e de ovário.

O prof. Squire, pesquisador e docente da University Health Network, do Canadá, mantém, desde 1998, um programa de intercâmbio com os grupos de pesquisa da UNESP/Botucatu, e será, agora, um dos principais parceiros do novo laboratório da Faculdade de Medicina.

O NeoGene está instalado no conjunto dos laboratórios experimentais da Faculdade de Medicina, ocupando uma área de cerca de 200 metros quadrados, divididos em 7 salas climatizadas. Ele está dotado de equipamentos modernos, câmaras de cultura e de conservação, além de mobiliário funcional. No local, atua uma equipe formada por cerca de 20 pessoas, entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, e servidores técnicos.