Evento: Transporte sobre trilhos será tema de exposição na Abifer

Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) organiza o evento nesta segunda-feira, dia 14

sex, 11/07/2003 - 20h03 | Do Portal do Governo

Expansão do Metrô e modernização da CPTM, que inclui o Expresso Aeroporto, são alguns dos projetos a serem apresentados pelo Secretário Jurandir Fernandes.

A convite da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresenta, nesta segunda-feira, dia 14, às 11 horas, os projetos previstos para a área de transportes sobre trilhos (Metrô e Cia. Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM).

Com relação ao Metrô, serão destacados os projetos de expansão de sua malha nos próximos anos, com a construção de mais 29 quilômetros de linhas e 25 novas estações, cujos investimentos somam um total de quase US$ 3 bilhões.

As novas linhas terão capacidade para atender cerca de 2 milhões de passageiros/dia. Uma delas, a linha 4 – Amarela, será inteiramente nova e ligará a V. Sônia (zona oeste) à estação da Luz (região Central). As outras duas obras previstas são o prolongamento da linha 2 – Verde (a partir da estação Ana Rosa em direção à Vila Prudente) e o prolongamento da Linha 5 – Lilás (do Largo Treze até a região da Vila Mariana).

No caso do sistema da CPTM, o Secretário mostrará o programa de modernização das linhas A, B, D, E e F, a exemplo do que foi feito na linha C (Osasco-Jurubatuba) e no Expresso Leste (Brás-Guaianazes). O plano compreende a aquisição e recuperação de trens, reforma e construção de estações, ampliação do sistema de energia, requalificação dos sistemas de telecomunicação e sinalização, intervenções em pátios e oficinas.

A exposição será realizada na sede social da ABIFER, na Av. Paulista , 1313 – 10° andar, no prédio da FIESP.

O programa da CPTM prevê também a implantação do Expresso Aeroporto, cujo projeto também será detalhado pelo Secretário Jurandir. Resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – Infraero, o projeto deverá contar com a participação da iniciativa privada, por meio de concessão.

O trajeto terá 31 quilômetros de extensão, em uma nova via exclusiva, ligando a Barra Funda ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. A viagem será feita em 20 minutos. Também está prevista neste projeto a construção da estação USP-Leste, para atender o futuro campus da USP.

Na mesma via do Expresso do Aeroporto, será implantado o Expresso de Guarulhos. Esse serviço permitirá uma ligação ferroviária de alta qualidade entre as duas maiores cidades da região Metropolitana: São Paulo e Guarulhos. A implantação dos dois serviços (Expresso Aeroporto e Expresso Guarulhos) exigirá recursos na ordem de US$ 572 milhões.

Recursos da Cide

Será discutida também a questão da escassez de verbas e a importância da luta pela obtenção de recursos federais para a área de transporte público, especialmente para conseguir a destinação de parte dos recursos arrecadados pela Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

A Cide, cuja lei foi aprovada em 2001 e regulamentada no início deste ano, é um tributo que tem como base o consumo de energéticos (gasolina, diesel, álcool, gás etc). Essa lei inclui também a criação do Fundo Nacional de Infra-estrutura de Transporte (FNIT).

‘A idéia era destinar 25% dos recursos do FNIT para o transporte urbano, mas esse item da lei foi vetado em comum acordo com a equipe de transição do atual Governo Federal’, explica Jurandir Fernandes.

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos
C.A