Evento: Sonia Abissi Nogueira toma posse como diretora do Instituto Geológico

Ela se destaca pelas pesquisas científicas na área de Geociências e Meio Ambiente

ter, 25/02/2003 - 20h53 | Do Portal do Governo

A geóloga Sonia Abissi Nogueira assumiu nesta terça-feira, dia 25, o cargo de diretora do Instituto Geológico (IG), instituição de pesquisa vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

A cerimônia de posse realizada na sede do Instituto, na Avenida Miguel Stéfano, 3.900, contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, pesquisadores e integrantes da comunidade científica.

Goldemberg falou a respeito do trabalho desenvolvido pelo IG que oferece oportunidades para os jovens pesquisadores que, na sua opinião, ‘são melhores do que nós éramos, em virtude da tecnologia disponível e do aperfeiçoamento da universidade’.

Disse ainda que ‘como secretário do Meio Ambiente valorizo a atividade científica provavelmente mais do que os demais, tendo procurado, nos últimos 20 anos, conciliar as áreas de pesquisa e desenvolvimento no Estado de São Paulo’.

A nova diretora-executiva do IG se destaca pelas pesquisas científicas na área de Geociências e Meio Ambiente. Formada pelo Instituto de Geociências, da Universidade de São Paulo, pelo qual obteve também os títulos de mestre em 1990 e de doutora em 2002.

Entre outras funções, Sonia Abissi Nogueira chefiou a Seção de Geologia Econômica e Prospecção e depois a Divisão de Geologia, além de coordenar o Programa de Recursos Minerais e Meio Ambiente, também do Instituto.

‘Pensando na missão do IG, pretendo continuar a dar ênfase à área técnica desenvolvendo os projetos existentes, principalmente na área de mineração, priorizando o equilíbrio entre a pesquisa e o atendimento de demandas’, disse Sonia.

O Instituto

O IG, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente desde 1986, é uma instituição de pesquisa originária da antiga ‘Commissão Geographica da Província de São Paulo’, criada em 1886, destinada a planejar e executar pesquisas para subsidiar a ocupação do território paulista.

Representando o esforço mais antigo da pesquisa científica no Estado de São Paulo, tem como missão principal a realização de estudos na área de Geociências e Meio Ambiente, gerando conhecimentos necessários à implementação de políticas públicas e desenvolvimento de programas institucionais sobre Geotecnia e Meio Ambiente, Levantamentos Geológicos,
Levantamentos Paleontológicos, Recursos Hídricos Subterrâneos e Meio Ambiente, Recursos Minerais e Meio Ambiente, Climatologia e Meio Ambiente e Geomorfologia.

O IG também é responsável pela administração do Museo Geológico ‘Valdemar Lefèvre’, no Parque da Água Branca, situado na Avenida Francisco Matarazzo, 455, considerado um centro de referência em Geociências e Educação Ambiental no país.

Wanda Carrilho da Secretaria do Meio Ambiente
C.A