Evento: Simpósio discute o MusArtS, instituto virtual de música e tecnologia

Será a partir do dia 7 de agosto na sede da Fapesp

ter, 05/08/2003 - 15h53 | Do Portal do Governo

No próximo dia 7, às 18 horas, será aberto na sede Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) o simpósio IRCAM-Brasil. O evento promove um ciclo de workshops, palestras e concertos com a participação de músicos e pesquisadores ligados ao Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (IRCAM), criado em 1969 pelo francês Pierre Boulez, um dos mais influentes músicos do século XX.

As atividades começam na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com duas palestras de diretores e seguem, na noite do mesmo dia, com a inauguração da mostra Compositeurs do fotógrafo italiano Marco Delogu, no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo.

Entre 11 e 14 de agosto, serão realizadas palestras e workshops sobre música computadorizada no Instituto Cultural Itaú e na Faculdade Santa Marcelina. E, nas noites dos dias 11, 12 e 14, três ateliês-concertos ocorrem no mesmo teatro (veja programação).

Durante o IRCAM-Brasil também serão discutidas as características do programa MusArtS, Musica Articulata Scientia, o instituto virtual de música e tecnologia que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), está formatando para articular todos os pesquisadores paulistas da área. O MusArtS será um núcleo pioneiro no Brasil, com o objetivo de concentrar projetos de pesquisa científica sobre música, ciência e tecnologia.

O simpósio IRCAM-Brasil mostrará novas tendências e softwares desenvolvidos pelo instituto francês. Além de integrar equipes brasileiras e internacionais de referência na área, o encontro pretende criar um fundo de estudos para implantar no Brasil projetos da equipe do IRCAM, em parceria com a Fapesp. O evento tem a curadoria do compositor Sílvio Ferraz, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A iniciativa tem apoio da Association Française d’Action Artistique (AFAA), do Consulado Geral da França em São Paulo, do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTec), do Centro de Documentação de Música Contemporânea da Unicamp (CDMC), da
rádio Cultura FM, da Faculdade Santa Marcelina e da Universidade
Estadual de Campinas (Unicamp). Mais informações pelos telefones (11)3838-4151/4176

Assessoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
C.A