Evento: Seminário discute responsabilidade ambiental no transporte público de passageiros

Encontro é resultado de parceria entre Petrobras, Secretaria dos Transportes Metropolitanos e outros órgãos

qua, 16/06/2004 - 14h43 | Do Portal do Governo

Neste terça-feira, dia 16, a partir das 16 horas, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, participa do seminário ‘Ecoeficiência e Responsabilidade Ambiental no Transporte Público de Passageiros’, no Instituto de Engenharia de São Paulo (Rua Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana).

O evento está sendo promovido pela Petrobras, em parceria com as Secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos e dos Transportes, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo – Setpesp, Associação Brasileira de Medicina e Tráfego – Abramet, Instituto de Engenharia e Federação das Empresas de transporte de Cargas – Fetcesp.

O principal foco do evento será o Projeto Economizar da Petrobras de apoio às empresas de transporte de passageiros e de cargas. Este projeto foi desenvolvido pela Petrobras, desde 1997, para o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural – CONPET e tem trazido resultados expressivos na diminuição do consumo de combustível e da emissão de gás carbônico e material particulado para a atmosfera.

O seminário abre espaço para a discussão da melhoria do transporte, a questão da qualidade do ar e saúde pública e da nova política de transportes do Estado de São Paulo. O objetivo também é gerar interesse do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo para aderir ao Projeto. O Sindicato possui cerca de 300 empresas que totalizam uma frota de aproximadamente 10 mil ônibus.

Atualmente, o Programa está sendo operacionalizado em 23 estados do País com o apoio de 44 federações e sindicatos regionais, beneficiando mais de 3.200 empresas. Com isso são economizados 303 milhões de litros de óleo diesel, resultando na não emissão de mais de 780 mil toneladas de gás carbônico para a atmosfera por ano. No Estado de São Paulo, o Projeto Economizar é operacionalizado somente no setor de transporte de cargas pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas – FETCESP.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos