Evento: Segurança em máquinas agrícolas é tema de curso no Instituto Agronômico

Será nos dias 17 e 18 de maio

ter, 18/05/2004 - 17h11 | Do Portal do Governo

Em meio ao calor, poeira, ruído, vibração e esforço físico, além da inadequação de características de segurança de ferramentas e maquinários, muitas são as possibilidades de risco de acidentes na atividade agrícola.

E quando os problemas de saúde e segurança aparecem, os prejuízos atingem todos os envolvidos — empregado, empregador e agronegócio.

Com o objetivo de contribuir para diminuição dos acidentes no campo e as conseqüentes perdas, o Instituto Agronômico (IAC) irá realizar o Curso de Segurança em Máquinas Agrícolas, nos dias 17 e 18 de maio, em Campinas.

O objetivo é disseminar conhecimentos básicos sobre segurança em máquinas agrícolas e os riscos que envolvem a atividade agrícola. O evento é direcionado a profissionais que atuam na área de segurança do trabalho, empregadores, trabalhadores rurais e estudantes de ciências agrárias. Todas as informações sobre o curso estão no www.iac.sp.gov.br.

De acordo com a pesquisadora Ila Maria Corrêa, do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia e Automação, do IAC, o conhecimento das características do trabalho rural com relação à saúde e segurança deve ser levado em conta também para a obtenção de maior produtividade.

O desconforto, o estresse e a fadiga, muitas vezes presentes no trabalho rural, são fatores que oferecem riscos de acidentes e reduzem o desempenho do trabalhador, refletindo na produção.

Carla Gomes da Assessora de Imprensa – IAC
C.A.