Evento: Secretário da Justiça recebe amanhã diploma de valorização pela vida

É entregue pela Senad às pessoas e entidades que desenvolvem trabalhos de prevenção ao uso de drogas

ter, 06/07/2004 - 11h00 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, receberá na próxima quarta-feira, dia 7, o Diploma de Valorização pela Vida. A cerimônia será realizada no Salão Nobre, na Secretaria da Justiça, às 10h30. O diploma é entregue pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) às pessoas e entidades que desenvolvem trabalhos na área de prevenção ao uso de drogas.

O nome de Alexandre de Moraes foi escolhido pelo trabalho que desenvolve nos Centros de Integração da Cidadania (CIC) e ao estímulo dado aos projetos do Conselho de Entorpecentes do Estado de São Paulo (Conen-SP).

O CIC, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, desenvolve diversos projetos com o objetivo de aproximar a população e os serviços do Governo, como emissão de carteiras de identidade, C.I.C, segundas vias de certidões de trabalho, casamento e óbito. O Centro também oferece mecanismos para a solução de pequenos conflitos, cursos de sensibilização para a Cidadania e palestras para as lideranças comunitárias que buscam alternativas para a resolução de seus problemas.

“Ao aproximar o cidadão aos serviços públicos, aumenta-se a cidadania, reduzindo a demanda por drogas ilícitas”, explica o secretário-executivo do Conen-SP e médico especialista em prevenção e tratamento de dependência química, Luiz Alberto Chaves de Oliveira.

O Conen-SP é um órgão consultivo formado por representantes das secretarias de Estado e da sociedade civil. Instalado na Secretaria da Justiça desde 1986, é responsável pela implementação da Política Nacional Antidrogas no Estado. Seus integrantes se reúnem uma vez por mês para propor políticas antidrogas, projetos de pesquisas e programas de prevenção e repressão ao tráfico de drogas no Estado de São Paulo.

Além disso, o Conen estimula a abertura de Conselhos Municipais Antidrogas (Comads) e acompanha suas atividades. A instalação dos Comads é realizada por intermédio de parcerias com as prefeituras e instituições engajadas na luta contra as drogas, como a ONG ‘Parceria Contra as Drogas’ e a Maçonaria.

Segundo Luiz Alberto de Oliveira, os Conens de cada Estado indicam três nomes, mas a última palavra é dada pela Senad. “Os indicados são pessoas que se destacaram no cenário estadual pelo desenvolvimento de ações preventivas, educativas, de repressão ao consumo de drogas e ao tráfico de drogas”, explica o médico. “A honraria representa o reconhecimento nacional à atuação do secretário.”

Ao lado do secretário, receberão o diploma o diretor do Departamento de Investigação sobre Narcótico, Alberto Angerame, a presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, Ana Cecília Petta Roselli Marques, o médico psiquiatra Içami Tiba, e a diretora técnica do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas, Luizemir Wolney Carvalho Lago, entre outros.

Serviço:
Data: Quarta-feira, dia 7 de julho de 2004
Horário: 10h30
Local: Salão Nobre da Secretaria da Justiça
Endereço: Páteo do Colégio, 148, Centro – São Paulo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça