Evento: Secretaria do Meio Ambiente lança publicação sobre áreas de proteção ambiental

Evento foi realizado nesta sexta, na sede da Secretaria do Meio Ambiente

sex, 28/05/2004 - 18h19 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo realizou nesta sexta-feira, dia 28, o Seminário “APAs-Áreas de Proteção Ambiental: Território de Planejamento e Gestão Participativa”, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o assunto.

O evento também contou com o lançamento de livro e CD-Rom da publicação “Áreas de Proteção Ambiental do Estado de São Paulo”, elaborada com a finalidade de difundir informações sobre estas Unidades de Conservação e divulgar orientações e diretrizes necessárias à implantação dos Conselhos Gestores e à elaboração dos Planos de Manejo nas Áreas de Proteção Ambiental. O evento foi realizado no auditório Augusto Ruschi (Av. Professor Frederico Hermann Jr. 345, Alto de Pinheiros).

O Estado de São Paulo conta, atualmente, com 23 Áreas de Proteção Ambiental correspondentes a mais de 2 milhões de hectares, que se encontram sob a administração do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente.

As Áreas de Proteção Ambiental constituem uma categoria de Unidade de Conservação definida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação/SNUC, consideradas de Uso Sustentável, cuja função básica é a conservação de atributos naturais, paisagísticos e culturais e nas quais se permite a realização de atividades socioeconômicas privadas. Como uma categoria de Unidade de Conservação com características especiais cujo território, na maioria das vezes, permanece sob domínio particular, as APAs requerem a utilização de mecanismos de planejamento participativo, representados pelos Conselhos Gestores e os Planos de Manejo.

Participaram da solenidade José Goldemberg, secretário de Estado do Meio Ambiente, e Lúcia Bastos Ribeiro de Sena – Coordenadora de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental.

Secretaria estadual do Meio Ambiente