Evento: Rodoanel Mário Covas é tema de debate no Instituto de Engenharia

Seminário reúne especialistas em transportes, entidades ambientais, associações técnicas e iniciativa privada

sex, 25/06/2004 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Engenharia de São Paulo promove, nos dias 28 e 29 de junho, o seminário “Transportes: Perspectivas de Desenvolvimento”. O evento vai reunir representantes do setor público, especialistas em transportes, iniciativa privada, entidades ambientais, associações técnicas e empresariais para discutir a importância da implantação do Rodoanel Mário Covas.

O empreendimento será focado como um projeto amplo, com repercussões e impactos significativos sobre os transportes, o meio-ambiente, a geração e a oferta de empregos e renda e o desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana de São Paulo.

Dividido em dois dias, o seminário apresentará onze painéis. O secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, faz a abertura do evento – no dia 28, às 8h30 – e logo em seguida profere a palestra “Planos Estratégicos de Transportes e o Rodoanel”.

Rodoanel Mario Covas

Obra de fundamental importância para a transposição da Região Metropolitana de São Paulo, o Rodoanel Mário Covas é um empreendimento urbano que tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida na Grande São Paulo. A obra ultrapassa o conceito de engenharia civil e entra no conceito maior: o da engenharia pensando o social. Sua função é tornar o trânsito ágil, eliminando o tráfego de passagem, deixando a cidade mais livre para os transportes, coletivo e individual, levando assim, o desenvolvimento para as regiões mais carentes e diminuindo as distâncias sociais.

O Rodoanel é uma via expressa de 173 quilômetros de extensão que apresenta os mesmos padrões técnicos de rodovias como a Ayrton Senna, Bandeirantes, Imigrantes e Carvalho Pinto. A velocidade de projeto é de 100 quilômetros por hora e os acessos viários são limitados às grandes rodovias que chegam a São Paulo.

Trecho Oeste

O Trecho Oeste, entregue ao tráfego em outubro de 2002, tem 32 quilômetros de extensão e interliga cinco das principais rodovias no Estado: Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt. Essas rodovias absorvem 58% do tráfego de veículos que cruzam a RMSP e 48% do volume total de cargas que entram e saem da Grande São Paulo todos os dias.

Cerca de 180 mil veículos acessam o Trecho Oeste todos os dias. Com a implantação do Trecho Oeste, esses veículos deixaram de circular pelas ruas e avenidas das cidades por onde o Rodoanel passa, melhorando o trânsito e diminuindo a poluição atmosférica e sonora.

Por suas ações ambientais e sociais, o Programa Rodoanel Mário Covas recebeu os prêmios Top de Ecologia 2001, da Associação dos Dirigentes de Venda do Brasil – ADVB, e de Comunicação de Valor, do Jornal Valor Econômico em parceria com a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo.

Trecho Sul

O Trecho Sul do Rodoanel será o próximo a ser construído. Com cerca de 53 quilômetros de extensão, começará na rodovia Régis Bittencourt, passando pelos municípios de Embu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá.

Interligará o Trecho Oeste às rodovias Imigrantes e Anchieta, facilitando a movimentação de cargas do Porto de Santos e a distribuição da produção dos municípios do Grande ABCD.

O projeto do Trecho Sul prevê a futura construção do Ferroanel. A integração do traçado do Rodoanel e do Ferroanel no ABCD facilitará a intermodalidade dos transportes, estimulando o modal ferroviário. A implantação de terminais intermodais na região permitirá o transbordo de cargas entre caminhões e trens.

A exemplo do Oeste, o Trecho Sul recuperará áreas degradadas, contribuindo para a preservação das áreas de mananciais. Está prevista a criação do Parque da Várzea do rio Embu-Mirim, no Embu, do Parque do Bororé e do Jaceguava, em São Paulo, do Parque da Billings, em São Bernardo do Campo, e a ampliação do Parque do Pedroso, em Santo André.

A implantação da obra seguirá rigorosa metodologia de controle ambiental: redução da movimentação de terra; proteção dos cursos d’água; defesa da fauna; recomposição vegetal.

Serviço:

  • Data: segunda-feira, dia 28 de junho de 2004
    Horário: das 8h30 às 17h30

  • Data: terça-feira, 29 de junho de 2004
    Horário: das 9h às 12h30
    Local: Instituto de Engenharia- Avenida Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana

    Da Assessoria de Imprensa da Dersa