Evento: Revista Fapesp ganha prêmios da Aliança para Conservação da Mata Atlântica

Ganhou o 1º e o 2º lugares na Categoria Impresso do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica

qui, 02/09/2004 - 14h44 | Do Portal do Governo

A revista Pesquisa Fapesp ganhou ontem, dia 1º, o primeiro e o segundo lugares na Categoria Impresso do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, promovido pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, uma parceria entre as ONGs Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional, e anunciado dia 31 de agosto, em São Paulo.

A reportagem intitulada A floresta renasce, publicada na edição de setembro de 2003, de autoria do editor de Ciência Carlos Fioravanti, do editor assistente de Ciência Ricardo Zorzetto e do colaborador Marcelo Ferroni, recebeu o primeiro lugar do Prêmio de Biodiversidade deste ano. A reportagem trata da recuperação da vegetação natural paulista – a Mata Atlântica volta a crescer, ainda que o Cerrado esteja quase acabando – e foi publicada com um pôster, encartado na revista, com um mapa do Estado de São Paulo mostrando o espaço ocupado por todos os tipos de ecossistemas. Em reconhecimento ao trabalho apresentado, Fioravanti acompanhará um dos maiores eventos de conservação ambiental deste ano, o 3º Congresso Mundial da Natureza, entre os dias 17 a 25 de novembro, em Bangcoc, na Tailândia.

O segundo lugar coube a Zorzetto, que recebeu R$ 4.000,00 em reconhecimento à qualidade da reportagem de uma publicada na Pesquisa FAPESP de novembro de 2003, ‘As teias da inteligência’, que mostra como a capacidade de memorizar informações permite a esses animais aprimorar seus hábitos instintivos de caça. O terceiro lugar coube às jornalistas Martha San Juan e Flavia Pegorin, com a reportagem ‘Minha Terra Tem Palmeiras’, publicada na revista Horizonte Geográfico, pela qual receberam R$ 2.000,00.

Da Assessoria de Imprensa da Fapesp