Evento: Reunião marca lançamento do Fórum sobre TV Digital na USP

Será nesta terça-feira, dia 8

seg, 07/07/2003 - 21h00 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 8, às 12 horas, no prédio da Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, será realziada a reunião de lançamento do Fórum sobre TV Digital da Universidade de São Paulo. O encontro, que será aberto à imprensa, servirá como preparação para um seminário que deverá acontecer em já em agosto ou setembro deste ano.

De acordo com o professor Laerte Idal Sznelwar, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, um dos organizadores do Fórum, o objetivo principal é abrir à discussão pública o debate sobre a TV digital.

Criado no final do ano passado, dentro do Fórum de Políticas Públicas da USP, o grupo encaminhou na semana passada ao Ministério das Comunicações propostas para um debate público sobre assunto. ‘Ao todo, 22 componentes, entre professores e pesquisadores de diferentes unidades da USP, assinam a autoria do documento’, conta o professor Ricardo Musse, da FFLCH, que também é um dos organizadores da inciativa.

Propostas

No documento Fórum de Políticas Públicas na USP – TV Digital – Propostas para um Debate Público, é destacada a proposta de organizar uma discussão com os representantes dos principais agentes do processo de implantação da TV digital no País.

Os campos temáticos do Fórum, segundo o documento, estão divididos em quatro aspectos: Modelo e Sistema de Regulação; Tecnologia e Desenvolvimento; Conteúdo da Programação; Inclusão Social e Inclusão Digital.

Quanto ao aspecto Modelo e Sistema de Regulação, o relatório ressalta que o Brasil tem condições de criar um modelo próprio de TV digital. A principal justificativa é que, há 40 anos, com uma capacidade tecnológica muito inferior, o País foi capaz de criar um padrão de TV analógica. ‘A implantação de um modelo para TV digital consiste numa ótima oportunidade para aprimorar o legado da TV analógica no Brasil’, consta no documento.

A generalização da TV digital é uma meta a ser atingida a médio e longo prazo, entre 2004 e 2010, o que vai promover uma verdadeira transformação no atual conceito de TV. O sistema possibilitará uma convergência com a internet avançada (fixa e móvel) e o desenvolvimento de meios eletrônicos interativos.

Além do mais, no relatório também é citada a oportunidade única que representa a TV digital no Brasil para a indústria eletroeletrônica brasileira, de se constituir uma plataforma de exportação a partir de uma base industrial já estabelecida.

O encontro acontecerá no 2º andar do prédio da Engenharia de Produção da Poli que fica na Avenida Professor Almeida Prado, travessa 2, nº 128, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (011) 3091-5370, ramal 477, com o professor Laerte Idal Sznelwar, ou pelo e-mail: laertesz@usp.br ; ou com o professor Ricardo Musse, pelo e-mail: rmusse@usp.br.

Antonio Carlos Quinto da USP
C.A.