Evento: Prorrogado o prazo de inscrições para o Fórum da Terra

Trabalhos podem ser inscritos até 8 de outubro; tema do evento é 'Fortalecimento do Campo para o Desenvovimento Local'

ter, 02/10/2001 - 20h10 | Do Portal do Governo

Foi prorrogada para 8 de outubro a data limite para inscrições de trabalhos no Fórum da Terra, evento destinado a profissionais que trabalham com a questão agrária, omunidade acadêmica, ONGs e entidades de classe.

O fórum, promovido pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Defesa da Cidadania, e pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, será realizado de 12 a 14 de novembro, no Braston Hotel, em São Paulo.

Com o tema ‘Fortalecimento do Campo para o Desenvolvimento Local’, o evento será aberto pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann.

A cerimônia de abertura também contará com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Edson Luiz Vismona, da diretora executiva do Itesp e presidente da Anoter (Associação Nacional dos Órgãos de Terras), Tânia Andrade, e do coordenador geral do NEAD, Juarez Brandão Lopes.

Entre os objetivos do Fórum da Terra, estão o fomento ao debate sobre o papel da agricultura familiar no desenvolvimento dos municípios, a discussão sobre políticas públicas e o incentivo à pesquisa. Os eixos temáticos são ‘Mundo Rural e Desenvolvimento Local’, ‘Agricultura Familiar e Pluriatividade’, ‘Políticas Públicas Voltadas ao Agricultor Familiar’, ‘Gênero e Agricultura’, ‘Juventude Rural’, ‘Agricultura Sustentável’, ‘Assistência Técnica e Comunicação Rural’ e ‘Movimentos Sociais’.

A iniciativa do Itesp e NEAD também vai possibilitar o conhecimento e divulgação do resultado de trabalhos já existentes na área, como a pesquisa ‘Reforma Agrária ? Impactos no Desenvolvimento Regional’, de autoria dos professores Sérgio Leite e Moacir Palmeira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Os resultados desse trabalho serão debatidos com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma
Agrária (Incra), Sebastião Azevedo.

As inscrições de trabalhos devem ser feitas pelo endereço eletrônico www.institutodeterras.sp.gov.br ou na sede do Itesp, Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 554, 7º andar, Cep 01318-000, Bela Vista, São Paulo-SP. O endereço do Braston Hotel, onde será realizado o fórum, é rua Martins Fontes, 330.