Evento: Prêmio Jorge Amado é Lançado em São Paulo

Cada instituição somente poderá fazer no máximo duas indicações

seg, 07/04/2003 - 15h08 | Do Portal do Governo

Na próxima quarta-feira, dia 9, às 17 horas, no Salão Nobre da Secretaria de Estado da Cultura, o Secretario da Cultura e Turismo da Bahia, Paulo Gaudenzi, se encontra com a Secretária de Estado da Cultura de São Paulo, Cláudia Costin, para o lançamento do Prêmio Nacional Jorge Amado.

O Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e Arte, edição 2003, será dedicado ao teatro. Atrizes e atores de todo o Brasil podem ser indicados para a premiação, no valor líquido de R$ 100 mil.

O Prêmio, oferecido pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e Turismo, é o maior do país na área cultural.

No ano passado, cuja edição foi dedicada à literatura, o premiado foi o escritor Ariano Suassuna. Para divulgar o Prêmio, o secretário da Cultura e Turismo da Bahia, Paulo Gaudenzi, reúne imprensa, dirigentes de entidades culturais, artistas e produtores da área teatral.

‘O Prêmio é uma homenagem ao nosso maior escritor, ao mesmo tempo em que faz distinção aos nossos grandes nomes da literatura e das artes. Nesta edição, o Governo da Bahia vai homenagear um ator ou atriz. Temos grandes intérpretes no país, todos com condições de arrebatar essa premiação’, diz o secretário Paulo Gaudenzi.

Como é uma iniciativa de âmbito nacional, o Prêmio Jorge Amado está sendo divulgado nas principais capitais brasileiras, a exemplo do que já aconteceu, semana passada, no Festival de Teatro de Curitiba, no Paraná.

Para concorrer ao prêmio Jorge Amado, os candidatos devem ser indicados por uma instituição cultural, pública ou privada, sediada em qualquer estado do Brasil. A indicação deve ser enviada até o último dia útil de abril de 2003, para a Secretaria da Cultura e Turismo (SCT) da Bahia, através de fax (71) 341-3023 ou e-mail premiojorgeamado@bahia.ba.gov.br.

Cada instituição somente poderá fazer no máximo duas indicações. Podem ser candidatos, brasileiros ou estrangeiros residentes e domiciliados no país, ou pessoas jurídicas – no caso, grupos teatrais – que tenham se destacado por sua obra ou conjunto da obra, em nível de excelência.

Os indicados serão avaliados por uma Comissão de Seleção composta pela Superintendente de Cultura da SCT/Bahia, pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, pelo diretor-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia e por quatro membros, escolhidos entre intelectuais e artistas.