Evento: Pólo Petroquímico do Grande ABC realiza III Seminário do Meio Ambiente

O secretário de Recursos Hídricos, Mauro Arce, e o presidente da Cetesb, Rubens Lara, participam do seminário

qui, 29/05/2003 - 15h54 | Do Portal do Governo

O Grupo Regional do Programa Atuação Responsável, formado por 10 empresas do Pólo Petroquímico do Grande ABC (Cabot Brasil, Chevron Oronite, Oxicap, Oxiteno, Polibrasil, Polietilenos União, Petroquímica União, Petrobras/Refinaria de Capuava, Solvay e Unipar), realiza na próxima terça-feira, dia 3, o III Seminário do Meio Ambiente, no Clube Atlético Aramaçan (rua São Pedro, 345, Santo André).

O encontro terá a participação do secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, com a palestra ‘As Ações da Secretaria de Recursos Hídricos’.

Centrado no tema Meio Ambiente: Fator Estratégico de Desenvolvimento do Grande ABC, o seminário tem como objetivo mostrar que o meio ambiente é fator estratégico para a região, porque envolve a proteção dos recursos naturais e investimentos importantes.

O seminário terá dois painéis. O primeiro, um debate sobre o tema ‘Evolução Ambiental no Grande ABC’, com Rubens Lara, presidente da Cetesb, que dará a palestra O Papel da Cetesb no Desenvolvimento Sustentável da Região, seguido por Wilson Matsumoto, diretor superintendente da PQU, que abordará A Preservação Ambiental no Pólo Petroquímico do Grande ABC. Luis Antonio Brum, gerente regional da Cetesb, com a palestra Ações da Cetesb no Grande ABC, além do prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, com o tema A Visão das Cidades do Grande ABC.

O segundo painel abordará ‘Água de Reuso como Fator Estratégico’, com apresentação de três grandes empresas de saneamento básico do Estado de São Paulo: Semasa (Santo André), Sama (Mauá) e Sabesp (São Paulo), com participação de Giampaolo Foschini Di Donato, gerente geral da Petrobras/Refinaria de Capuava, e Jorge Rosa, diretor da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC e gerente de Projetos da PQU.

Além do Seminário do Meio Ambiente, o Grupo de Atuação Responsável promove diversas atividades de conscientização ambiental, como a campanha ‘Não Solte Balões’, lançada dia 10 de maio e que este ano tem o slogan Soltar Balões é Crime.

Em junho, o Grupo começará a segunda etapa da campanha nas escolas do entorno do Pólo Petroquímico, advertindo jovens, crianças e adolescentes para a importância da reciclagem, assim como da coleta seletiva de lixo.

A ação reúne 27 apresentações do espetáculo lúdico Maria do Lixo, encenado pela atriz Rosana Ribeiro. Dirigidas a estudantes de 7 a 17 anos, as apresentações acontecem em escolas estaduais de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e São Paulo.

Local – Clube Atlético Aramaçan – Rua São Pedro, 345 – V.América – Santo André
Data: terça-feira, dia 3
Horário: 8h30.

C.A