Evento: Nossa Caixa promove Seminário sobre o nascimento de São Paulo

Será realizado no dia 8 de dezembro, no Teatro São Pedro

seg, 24/11/2003 - 7h57 | Do Portal do Governo

Às vésperas da comemoração dos 450 anos de fundação da cidade de São Paulo, sete dos mais respeitados historiadores brasileiros estarão reunidos para discutir os múltiplos aspectos que envolvem o surgimento da maior metrópole da América do Sul. No dia 8 de dezembro, tendo como palco o belo e histórico Teatro São Pedro, será realizado o seminário Os Nascimentos de São Paulo, cuja proposta é apresentar uma visão abrangente e multidisciplinar dos eventos relacionados à fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga — a casa jesuítica que se mistura com a origem da cidade de São Paulo.

Do solo onde a metrópole nasceu aos mitos historiográficos forjados para explicá-la; do xamanismo indígena ao misticismo católico; do papel desempenhado por bandeirantes, jesuítas e indígenas às visões propostas pelos historiadores do século XIX, o seminário Os Nascimentos de São Paulo pretende envolver-se na teia de complexidades daquela que já foi chamada de ‘capital geográfica do Brasil’, de ‘Paulicéia Desvairada’, de ‘cidade que não pode parar’.

Aziz Ab’Saber, autor de mais de 300 trabalhos, falará sobre a formação geológica e a geografia do Planalto Paulista, desvendando também a ligação de São Paulo com a Baixada Santista e a Serra do Mar.

O historiador Benedito Prezia, fará uma palestra sobre os habitantes originais dos campos de Piratininga, os Tupiniquim, e sua complexa relação com os colonizadores europeus. Tibiriçá, Caiubi, Piquerobi, serão os personagens principais dessa palestra.

Maria Aparecida Lomonaco, historiadora ligada ao Museu Anchieta, abordará o papel e os propósitos dos jesuítas, catequisadores dos indígenas e fundadores do colégio que deu origem à cidade. Manuel da Nóbrega, José de Anchieta, Leonardo Nunes (o ‘padre voador’) e Luís da Grã são os soldados de Cristo convocados para desfilar ao longo da conversa. Maria Aparecida investigará ainda qual o legado arquitetônico deixado pelos jesuítas em São Paulo.

O arquiteto e urbanista Luis Augusto Kehl, autor da tese Paupercula Domo (ainda inédita), falará sobre vários aspectos do misticismo cristão que influenciaram os jesuítas na meticulosa escolha das datas e na seleção do local onde decidiram instalar seu colégio.

Lilia Moritz Schwarcz, dará destaque ao papel desempenhado pelos Institutos Históricos e Geográficos (Brasileiro e de São Paulo) e pelo Museu Paulista/Museu do Ipiranga na formulação de teses que acabaram por estabelecer a visão mais freqüentemente aceita pelos livros didáticos e pelo ‘senso comum’ acerca da fundação de São Paulo. Até que ponto tal visão coincide com os efetivos eventos históricos será a indagação abordada por Lilia.

Nicolau Sevcenko falará sobre a visão iconoclasta dos modernistas de 1922, analisando de que forma os criadores do Movimento Antropofágico e da Poesia Pau-Brasil se relacionaram com as questões e os personagens ligados à fundação da cidade que eles tanto amaram.

O historiador Hernâni Donato, autor de mais de 20 livros, tradutor de Dante e emérito especialista em história de São Paulo, fará um apanhado da história da cidade, estabelecendo um paralelo entre a comemoração de 1954 e a atual.

O seminário Os Nascimentos de São Paulo foi concebido e será apresentado e coordenado pelo escritor e jornalista Eduardo Bueno. O evento faz parte das ações programadas pela Nossa Caixa — o banco do coração de São Paulo, para celebrar os 450 anos de fundação da cidade. As palestras serão reunidas e publicadas em livro com lançamento previsto para 9 de julho de 2004.

Serviço
Seminário Os Nascimentos de São Paulo
Data: dia 8 de dezembro de 2003
Horário: das 9h às 19h.
Local: Teatro São Pedro- Rua Barra Funda, 171
Capacidade: 650 lugares

Da Assessoria de Imprensa da Nossa Caixa

(AM)