Evento: Museu Paulista sedia jornada de estudos sobre representações

Objetivo é reunir pessoas que estudem coleções fotográficas representativas da cultura nacional

seg, 29/11/2004 - 20h02 | Do Portal do Governo

Será realizada, no dia 10 de dezembro, no Museu Paulista (Museu do Ipiranga) da USP, a Primeira Jornada de Estudos no âmbito do projeto Travel Images as Icons of Brazil (1930s-1960s). Art and Visual Conventions in Marcel Gautherot´s Photographic Series, com o tema Representações do Brasil: da viagem moderna às coleções fotográficas.

O objetivo é reunir pessoas que estudem coleções fotográficas representativas da cultura nacional sob perspectivas transdisciplinares – antropologia, história da arte, geografia, literatura e outras.

O conceito de viagem moderna, as ‘experiências de deslocamento’ e a ‘revelação’ do país (modalidades de observação, convenções/ícones visuais e sua circulação), deverão ser explicitados por meio de estudos de caso – trajetórias, ‘tipos’ e ‘aspectos’. A produção fotográfica de Marcel Gautherot e os critérios de organização de sua coleção (acervo do Instituto Moreira Salles) constituem uma plataforma para questões que associam sistema documental, pesquisa e exposição dos acervos do Museu Paulista.

Às 9 horas, a professora Telê Ancona Lopez, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, ministrará a palestra O turista aprendiz na Amazônia: a invenção no texto e na imagem. A pesquisadora Heliana Angotti Salgueiro (Cátedra Sérgio Buarque de Holanda, Maison des Sciences de l’Homme, Paris / Getty Scholar) apresentará, também durante a manhã, a palestra A construção da imagem nacional: os desenhos de Percy Lau na Revista Brasileira de Geografia e outras ‘visões iconográficas’ do Brasil moderno.

Para o período da tarde (das 13h30 às 17 horas) estão programadas as seguintes palestras: Do trabalho fotográfico de Marcel Gautherot: documento, arquivo, coleção, a ser ministrada pela pesquisadora Lygia Segala (Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense / Getty Scholar); Reflexos do Brasil: uma leitura inicial da Coleção Pirelli/MASP de fotografia, ministrada por Ricardo Mendes, do Centro Cultural São Paulo; e Acervos museológicos: projetos de documentação e difusão do Museu Paulista, ministrada por Solange Ferraz de Lima, do Museu Paulista.

As apresentações serão seguidas de debates, para os quais foram convidados pesquisadores como Cídio Martins e Virgínia Albertini (Acervo Fotográfico do Instituto Moreira Salles/SP), Sylvia Caiuby Novaes, Paula Morgado e Miriam Moreira Leite (Lab. de Antropologia Visual/USP) e Helouise Costa (MAC/USP).

Os textos apresentados e as opiniões dos participantes ao debate serão publicados nos Anais do Museu Paulista, n. 13, 2005.

Essa é a primeira etapa de uma série de oportunidades intelectuais de diálogo, envolvendo a interlocução de pesquisadores e estudiosos de áreas e instituições diversas em torno das representações do Brasil.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados em participar do evento devem efetuar reserva pelos telefones (0XX11) 6165-8006 / 6165-8022 / 273-4390 ou pelo e-mail: acadmp@usp.br.

O Museu Paulista fica no Parque da Independência, s/nº, Ipiranga, São Paulo.