Evento: MIS promove conferência ‘Árvores de Conhecimentos e Projetos Comunitários’

Será na próxima sexta-feira, dia 16, com Michel Authier

ter, 13/01/2004 - 20h55 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira, dia 16, ás 19 horas o MIS, promove a conferência ‘Árvores de Conhecimentos e Projetos Comunitários’, com o sociólogo e matemático Michel Authier .

Na conferência, Michel Authier falará sobre como ele tem percebido o crescente investimento em projetos sobre coletivos inteligentes, ou inteligência coletiva e conhecimento partilhado, abordando tópicos como: redes sociais, lógica da ação coletiva, promoção da inteligência coletiva junto a projetos sociais, e construção coletiva do conhecimento.

Michel Authier, inventor do software “As Árvores de Conhecimentos”, autor com Pierre Lévy de livro intitulado ‘As Árvores de Conhecimentos’, 1993, e também do livro ‘Le Pays des Connaissances’, 1998, que está sendo traduzido no Brasil para o português, é atualmente diretor científico da empresa francesa Trivium. Authier é um dos teóricos que mais tem se dedicado na última década a pensar e desenvolver estratégias para a construção de coletivos inteligentes.

Sua vinda ao Brasil é um convite da Embaixada da França em Brasília, como apoio ao projeto 450 Dias Paris/São Paulo, promovido pelo LInC, Laboratório de Inteligência Coletiva da PUCSP e pelo Grupo Noosfera, do Núcleo de Estudos de Violência da USP.

O projeto tem o apoio da empresa DDIC, que é representante do software das ‘ Árvores de Conhecimentos’ no Brasil. Durante sua estadia no Brasil, Authier discutirá o projeto com representantes de vários projetos sociais.

Essa palestra, com patrocínio da Embaixada da França, está sendo organizada por Rogério da Costa, (coordenador do laboratório de inteligência coletiva da PUC-SP) Arthur Hypólito de Moura, (diretor da DDIC) representante das árvores de conhecimentos no Brasil e Guilherme de Almeida, pesquisador-senior do Núcleo de Estudos da Violência/USP e coordenador da Noosfera direitos humanos + inteligência coletiva.

Sobre o trabalho comunitário desenvolvido na França com as árvores de conhecimentos veja www.globenet.org/arbor; sobre o trabalho desenvolvido com as Àrvores no Brasil consulte www.ddic.com.br.