Evento: Memorial lança ‘História e Literatura Homenagem a Antonio Candido’

Lançamento será no Memorial da América Latina e conta com a parceria da Imprensa Oficial e Unicamp

qua, 17/09/2003 - 19h09 | Do Portal do Governo

A obra, organizada por Jorge Ruedas de La Serna, será lançada dia 2 de outubro, a partir das 19h30, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita (portões 4 e 5), do Memorial da América Latina. Haverá mesa-redonda com a participação dos professores Jorge Ruedas de La Serna, Antonio Arnoni Prado e Marisa Lajolo, com mediação de Paulo Franchetti.

Com 20 ensaios (a maioria em espanhol), o livro presta homenagem a um dos maiores críticos literários da América Latina, Antonio Candido. Reúne artigos de estudiosos brasileiros e mexicanos, entre eles filólogos, historiadores e ensaístas, a partir de reflexões teóricas e críticas debatidas no Seminário Internacional Sobre Historia y Literatura – Homenagem a Antonio Candido – realizado no México, em maio de 2001. O livro tem 482 páginas.

O livro destaca a relação e a separação das fronteiras entre História, Literatura e sociedade; a articulação entre literatura nacional e literatura latino-americana; o conceito de sistema literário e sua importância para o estudo da recepção literária; as novas formas possíveis de estudo da história, como a história das elites e das gerações; uma nova perspectiva crítica para o estudo e a compreensão do texto literário como parte indissociável da cultura; a importância da filologia para o resgate de nosso patrimônio literário e a natureza estética irrenunciável da obra literária.

Abre o livro um texto de José Mindlin, com o título de “Uma Polêmica Bem Resolvida”, contando sobre o documento que comprovou a existência da Arcádia Ultramarina, tese defendida por Antonio Candido e Sérgio Buarque de Holanda.

O interesse pela obra de Antonio Candido no México cresceu na época do lançamento do livro “Estruendo y Liberación. Ensayos Críticos”, em 2000. Para Ignacio Díaz Ruiz, autor da apresentação deste livro, Antonio Candido é o maior crítico literário atualmente no Brasil; e um dos mais relevantes da América Latina. “Ele propõe uma adaptação particular para o estudo de cada obra e de cada autor, buscando aproximações e valores precisos, sugeridos pelo próprio material literário.”

Um crítico muito especial

Antonio Candido nasceu em 1918 no Rio de Janeiro, mas viveu desde a primeira infância em Minas Gerais. Começou como professor da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo em 1942, como primeiro-assistente de Sociologia.

Foi também professor associado de Literatura Brasileira na Universidade de Paris (1964 a 1966), professor convidado de Literatura Brasileira e Comparada na Universidade de Yale (1968) e de 1977 a 1979 foi vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo.

Como crítico, atuou na revista Clima e nos jornais Folha da Manhã e Diário de São Paulo. De 1949 a 1950 foi presidente da Associação Brasileira de Escritores – Regional São Paulo. Em 1965 elaborou o plano do Suplemento Literário de O Estado de São Paulo e, de 1973 a 1974 foi um dos dirigentes da revista Argumento.

Demonstrando sempre um rigoroso método de pesquisa literária, Antonio Candido é autor de obras relevantes para a nossa cultura, como “Formação da Literatura Brasileira – Momentos Decisivos” (dois volumes), “Introdução ao Método Crítico de Silvio Romero”, “Presença da Literatura Brasileira”, “Tese e Antítese”, entre outras.


Serviço

Evento: Lançamento de “História e Literatura Homenagem a Antonio Candido”
Data: 2 de outubro, a partir das 19h30
Local: Auditório Simón Bolívar (800 lugares) – Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do metro) – adaptado para deficientes físicos – ambiente com ar condicionado – estacionamento (R$ 7,00).
Telefone para informações: 3823-4600.