Evento: Mais de 600 mil pessoas prestigiaram o VII Revelando São Paulo

Foram nove dias de atividade cultural, com apresentações no palco de violeiros, sanfoneiros, entre outros

qua, 24/09/2003 - 20h29 | Do Portal do Governo

O VII Revelando SP, realizado no Parque da Água Branca no período de 13 a 21 de setembro, registrou público recorde de mais de 600 mil pessoas durante seus nove dias. Somente no último domingo (21), mais de 200 mil pessoas participaram das atividades de encerramento.

O artesanato reuniu mais de 100 expositores, com trabalhos executados em palha de milho, taboa, ráfia, cerâmica, cabaça, tecidos, barro, ferro e papel. Lá, estavam desde as famosas cerâmicas e louças do Vale do Ribeira e trançados em Timbopeva do litoral até peças de figureiros de Taubaté.

Nos estandes de culinária, 60 diferentes cidades mostraram os pratos típicos de cada região do estado. A festa contou com a participação de mais de 200 grupos artísticos.

Foram nove dias de atividade cultural, com apresentações no palco de violeiros, sanfoneiros, catiras, folias de reis, jongos, batuques, encontros de devoção, com adoradores de Santa Cruz, música e dança de São Gonçalo. Na arena, carros de bois, tropas de mulas, cavalos e cavaleiros fizeram suas exibições e ofereceram uma opção a mais para as crianças.

Na abertura do evento (13 e14), grupos de música e dança de todo o mundo se encontraram no Festival da Amizade, mostrando as tradições dos povos estrangeiros, cultivadas pelas comunidades étnicas instaladas em São Paulo.

O grande destaque do domingo (14) foi a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida do Norte para a cerimônia inter-religiosa de paz, realizada no Memorial da América Latina.

A santa chegou de helicóptero e foi conduzida em carro de bombeiro até o Parque da Água Branca, onde permaneceu exposta à visitação até o final da tarde do último domingo, 21, quando, após as últimas reverências dos fiéis, retornou à cidade de origem.

Da Secretaria da Cultura
C.A.