Evento: IPT realiza seminário para pequenos e médios empreendedores

Evento será realizado nesta terça-feira, dia 20

qui, 15/05/2003 - 17h43 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), realiza na próxima terça-feira, dia 20, às 8h30, o seminário ‘A Propriedade Intelectual como Fator de Estratégia Comercial’. O evento será no próprio Instituto, localizado na Cidade Universitária. O seminário é destinado para pequenos é médios empreendedores e vai abranger conhecimentos básicos sobre a proteção da propriedade industrial como estratégia comercial e suporte à competitividade das empresas, bem como utilização da patente como fonte de informação e planejamento tecnológico.

Para discutir o tema ‘O desafio de desenvolver tecnologia, sob a perspectiva de uma empresa brasileira’, o IPT convidou um representante do setor privado nacional e de uma microempresa incubada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas – Cietec. Participará, ainda, do seminário, a Universidade Hebraica de Jerusalém, destaque no campo da propriedade intelectual. Os participantes terão direito a uma consulta individual sobre propriedade industrial (marcas, patentes e desenho industrial) e programa de computador.

De acordo com a pesquisadora Ângela Cristina Azanha Puhlmann, responsável pelo Núcleo de Propriedade Intelectual e Licenciamento de Tecnologia do IPT, órgão coordenador do evento, estão sendo elaboradas apostilas com noções gerais de proteção de tecnologia e produtos, apresentadas em duas versões, uma destinada ao pesquisador e outra ao empresário. Esta última, com ênfase sobre marcas e contratos de transferência de tecnologia. As apostilas serão colocadas à disposição do público.

Data: Terça-feira, dia 20 de maio de 2003
Horário: 8h30
Local: Av. Prof. Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária