Evento: IPT participa de encontro de inovação tecnológica

IPT participa ainda do II Salão de Inovação Tecnológica & Tecnologias Aplicadas nas Cadeias Produtivas

seg, 28/07/2003 - 19h24 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, participa, até este sábado, dia 2, do Brasiltec 2003 – 2º Salão e Fórum de Inovação Tecnológica. O local é o Expo Center Norte, na capital paulista, a promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e a organização da Financiadora de Estudos e Projetos(Finep).

O evento tem como objetivo divulgar a tecnologia como elemento estratégico para o desenvolvimento sócio-econômico do País, expor projetos e produtos inovadores e estreitar o relacionamento entre empresas, centros de pesquisa, instituições financeiras e governo.

O Fórum, que terá mesas compostas por seis palestrantes e um mediador, terá três grandes temas. Quarta-feira, dia 30, “Políticas e Ações de Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Social (saneamento básico, saúde, alimentação, educação, habitação, agronegócios)”; Quinta-feira, dia 31, “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (processos de dessalinização e reutilização da água, fundo de recursos hídricos e casos de sucesso)”; Sexta-feira, dia 1º, “Ciência & Tecnologia: Apoio ao Desenvolvimento Econômico e ao Comércio Exterior (aumento das exportações e substituição de importações, inovação da pequena e média empresa, arranjos locais de inovação, parceria com bancos governamentais)”.

Na abertura do Fórum, dia 30, dentro do painel “Políticas e Ações de Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, após a palestra magna do ministro da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral, o diretor superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonski, será um dos palestrantes. Sua palestra intitula-se “Em Busca da Coesão Social: Incorporando Conhecimento, Tecnologia e Inovação”.

O IPT participa ainda do II Salão de Inovação Tecnológica & Tecnologias Aplicadas nas Cadeias Produtivas – Brasiltec (29 a 2 de agosto), com presença no estande da Anpei e do Sebrae, onde apresenta o programa Prumo de unidades móveis para atendimento às indústrias. Pesquisadores do IPT ainda ministram palestras no estande da Finep todos os dias, às 19 horas, num total de 5 exposições.


Programa de palestras do IPT na Brasilplast 2003

  • Terça-feira, dia 29: Mari Tomita Katayama – Progex- Programa de Apoio Tecnológico à Exportação.
  • Quarta-feira, dia 30: Cláudio Luiz Mariotto – Regeneração de Areia de Fundição Usando uma Unidade Móvel
  • Quinta-feira, dia 31: Antonio Carlos da Cruz – Aplicação da Tecnologia de Plasma à Síntese e Reciclagem de Materiais
  • Sexta-feira, dia 1: Maria Filomena de Andrade Rodrigues – Bioinseticidas para Controle de Insetos Transmissores da Dengue e Outras Doenças
  • Sábado, dia 2: José Luiz Albuquerque Filho – Gerenciamento de Bacias Hidrográficas