Evento: IPT identifica 50 fontes de água cristalina em quatro municípios da Grande São Paulo

Aviso de Pauta - Segunda, dia 10- Secretário João Carlos Meirelles entrega relatório técnico aos prefeitos

seg, 10/11/2003 - 11h31 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 10 de novembro, o secretário João Carlos Meirelles, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, reúne-se com prefeitos da região de Itapecerica da Serra para a entrega do Relatório Técnico elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

O estudo, desenvolvido dentro do Programa de Assistência Técnica aos Municípios (Patem), identificou em quatro municípios pelo menos 50 fontes de água cristalina, que poderão atrair empresas e novos investidores. Coordenado pelo pesquisador Oswaldo Obata, da Divisão de Geologia do IPT, o trabalho, intitulado Subsídios para formulação do Plano Diretor de mineração de águas para os municípios de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra descreve as possibilidades de exploração de água engarrafada. São aproximadamente 400 quilômetros quadrados de área e centenas de fontes.

Há potencial para exploração turística dessas fontes, especificamente para atividades de baixo impacto que se adaptem perfeitamente a uma região de proteção de mananciais e preservação ambiental, onde podem ser encontrados remanescentes de Mata Atlântica. Alguns municípios da região começam a despertar para o turismo de aventura.

A classificação da água e a identificação das áreas mais favoráveis para exploração diminui o risco dos investimentos, estimula novos empreendimentos, adverte as administrações municipais para a necessidade de proteger nascentes, com investimento em saneamento básico. Permite ainda que as atividades sejam inseridas no plano diretor de cada município, que, assim, pode planejar o desenvolvimento da região.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, o estudo do IPT, órgão ligado à Secretaria, mostra a preocupação do Governo do Estado em levar o desenvolvimento econômico para o Interior e é um exemplo da nova política paulista de crescimento regionalizado.

SERVIÇO
Data: Dia 10 de novembro de 2003
Horário: 16 horas
Local: Palácio dos Bandeirantes, Salão dos Despachos

Da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo

(AM)