Evento: IPT assina convênio de tecnologia contra o crime

Objetivo é dar maior efetividade à política paulista para segurança pública

qui, 09/10/2003 - 20h48 | Do Portal do Governo

Um convênio inédito no País possibilita a cooperação e a convergência entre tecnologia e segurança pública em São Paulo. Nesta sexta-feira, dia 10, às 14h30, a Secretaria de Segurança Pública e o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – assinam convênio de cooperação tecnológica. O objetivo é dar maior efetividade à política paulista para segurança pública.

Equipes do IPT e da Superintendência de Polícia Técnico-Científica serão parceiras em estudos tecnológicos, para desenvolvimento de processos e equipamentos inovadores para segurança. Além dos estudos e pesquisas, o convênio prevê intercâmbio entre técnicos e pesquisadores das duas instituições, implantação de um laboratório e centro de estudos de tecnologias aplicadas à segurança pública.

O foco inicial dos projetos está definido. Devem concentrar-se primeiramente na introdução de metodologias para gestão de projetos nas atividades da polícia técnico-científica, ministrando cursos e treinamento. Também haverá estudos tecnológicos e de engenharia para realização de perícias, pesquisas criminalísticas e médico-legais; auxílio mútuo na implantação de políticas governamentais de segurança pública; novas técnicas de análises periciais forenses; melhoria da qualidade tecnológica e da produtividade da apuração pericial forense; sistema de acompanhamento de laudos.

Cerimônia

Assinam o convênio Saulo de Castro Abreu Filho, titular da Secretaria de Segurança Pública e, pelo IPT, Guilherme Ary Plonski, diretor superintendente, e Francisco Emílio Baccaro Nigro, diretor técnico, com a participação do superintendente de Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli.

O evento será no auditório da Secretaria, em sua sede à rua Líbero Badaró, 39 – térreo, Largo de São Francisco, capital.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

M.J.