Evento: Instituto de Zootecnia realiza reunião técnica sobre alimentação de ovinos

São Paulo caminha para ser um dos principais Estados na produção de carne ovina

ter, 02/03/2004 - 21h26 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de difundir novas alternativas ao produtor paulista, para produção de carne ovina, será realizada no próximo dia 18 de março, a partir das 8h30, encontro com o tema ‘Alimentos e alimentação de ovinos’. O evento acontece em Nova Odessa (SP), no Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA).

Serão abordados aspectos relativos aos alimentos e às técnicas de alimentação de ovinos confinados e animais mantidos a pasto. Haverá também visita à Unidade de Ovinos do IZ onde serão mostradas as instalações, estruturas de cerca e equipamentos e o plantel de animais selecionados, das raças Santa Inês, Ile de France, Suffolk e Poll Dorset.

O evento é coordenado pela equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Zootecnia Diversificada – Luiz Eduardo dos Santos, Eduardo Cunha e Mauro Sartori Bueno.

Mais informações e inscrições pelo telefone (19) 3466-9400

Lã x carne

A principal atividade da ovinocultura até pouco tempo era para produção de lã, enquanto a carne era considerada um sub-produto proveniente de raças pouco especializadas, animais velhos e com mau acabamento de carcaça.

Observando esse mercado, o Instituto desenvolveu o sistema de criação para produção do cordeiro para abate superprecoce. São 20 anos de pesquisas desenvolvendo técnicas para abater os animais com 90 dias de idade, pesando 30 quilos, sem receberem medicamentos, vacinas ou drogas sintéticas. A alimentação inicial é sempre o leite materno e depois a forragem volumosa verde, silagem, ração concentrada a base de farelos vegetais.

Nesse sistema as matrizes são mantidas em pastagens com forrageiras de alto valor nutritivo e elevada produtividade e manejadas em função dos hábitos dos ovinos.

O consumidor passou a saborear uma carne mais saudável e de excelente qualidade – distribuição uniforme de gordura, maior maciez e sabor característico.

Lisley Silvério da assessora de Comunicação Institucional – IZ
C.A.