Evento: Instituto de Zootecnia comemora um século gerando pesquisa agropecuária

Ministro e Secretário da Agricultura estarão presentes para comemorar o Centenário do IZ

qua, 13/07/2005 - 20h10 | Do Portal do Governo

‘Desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal’. Com essa missão o Instituto de Zootecnia (IZ) completará nesta sexta-feira, dia 15, cem anos de geração de pesquisa científica, oferecendo seus produtos e serviços na área agropecuária paulista e brasileira.

O evento será às 9 horas, na sede do IZ em Nova Odessa (SP) e conta com a presença confirmada de Roberto Rodrigues, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Duarte Nogueira, Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

As autoridades brasileiras juntamente com a Delegação Australiana assinarão o “Protocolo de Intenções Brasil e Austrália”, que vem reconhecer a necessidade de estreitar a relação entre o Governo do Estado de São Paulo e o Governo do Oeste da Austrália para promover a cooperação no desenvolvimento da agricultura e pecuária com futuras parceiras.

De acordo com o Diretor Técnico de Departamento do IZ, Paulo Bardauil Alcântara, o Ministério da Agricultura e Florestas da Austrália, por meio do Departamento de Agricultura da Austrália Ocidental, ‘tem interesse em tecnologias geradas em São Paulo no cultivo de cana-de-açúcar para produção de álcool, biocombustíveis, produção de ovinos deslanados para carne, além de espécies e cultivares de plantas forrageiras para clima seco.’

A Instituição também assinará o termo de convênio entre o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – UNESP, para a realização do estágio oficial de alunos junto ao Instituto de Zootecnia.

Outra novidade é a apresentação do Programa Estadual ‘Confina São Paulo’. Com a expansão da cana-de-açúcar a área de pastagem para bovinos tem diminuído, e segundo o responsável pelo Programa, pesquisador Flávio Dutra Rezende, será formalizada uma proposta de trabalho de pesquisa para a melhoria da qualidade da carne produzida em São Paulo.

Assessoria de imprensa do Instituto de Zootecnia
C.A.