Evento: Instituto de Terras promove cursos de apicultura em Pereira Barreto e Mirandópolis

Serão realizados nos dias 21 e 22 de maio

sex, 16/05/2003 - 11h22 | Do Portal do Governo

Nos dias 21 e 22 de maio será realizado curso de apicultura no Projeto de Assentamento Esmeralda, município de Pereira Barreto/Mirandópolis. A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Instituto de Terras (Itesp) e o produtor Gentil Neto de Mendonça, assentado no Projeto de Assentamento Timboré. O objetivo do programa é fomentar a diversificação da produção e proporcionar alternativas de geração de renda para as famílias atendidas.Serão beneficiadas 15 famílias assentadas.

Segundo o técnico em desenvolvimento agrário Antonio Roberto dos Santos, o curso oferecerá capacitação aos produtores, visando à diversificação das atividades nos lotes e reforçando a renda das famílias, o aproveitamento racional da área de reserva e a socialização dos conhecimentos adquiridos entre os participantes. Gentil Neto de Mendonça está na atividade apícola há mais de dez anos.

O curso em Pereira Barreto faz parte do Programa de Diversificação da Produção e Adequação Tecnológica à Agricultura Familiar, do Itesp.

Apiário-escola

A apicultura também é atividade integrante do Programa de Manejo Sustentável de Florestas. Por meio dele será implantado um apiário-escola no assentamento Córrego Rico, em Jaboticabal. A ação atende a uma solicitação do grupo de jovens do assentamento.

Amanhã, às 8 horas, será realizada reunião prévia para discutir o projeto e distribuir o material necessário. A partir de julho, serão realizadas as atividades práticas. Ao todo, 28 jovens assentados participam do projeto.

Além da finalidade educativa, o apiário-escola possibilita geração de renda. Dos recursos obtidos com a comercialização do mel, 50% são destinados à manutenção do apiário e 50% revertidos aos jovens.

A apicultura é atividade importante para o meio ambiente. As abelhas são responsáveis pela polinização e conseqüente propagação de espécies florestais.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do Itesp

(AM)