Evento: Instituto Agronômico realiza 6ª Exposição de Orquídeas

Evento é fruto de uma parceria entre a Associação Campineira de Orquídeas e o IAC

seg, 17/11/2003 - 20h42 | Do Portal do Governo

As orquídeas costumam chamar a atenção pelas flores atípicas e de cores diferentes, mas o fato de o cultivo das mesmas ser rodeado de mistérios atrai ainda mais. Todo esse estigma será posto à prova na 6ª Exposição de Orquídeas que acontece de 21 a 23 de novembro no espaço cultural do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento é fruto de uma parceria entre a Associação Campineira de Orquídeas e o IAC. Os visitantes poderão admirar as mais belas plantas, comprar mudas e acessórios para o cultivo, participar de um curso que ensinará as técnicas básicas de cultivo de orquídeas e ainda assistir a duas palestras sobre o tema.

Antes da abertura oficial, uma Comissão de Juizes terá a difícil tarefa de escolher as mais bonitas. Serão mais de mil plantas expostas, trazidas de 26 cidades, concorrendo em seis diferentes categorias. Só a Associação preparou aproximadamente 250 plantas para participar do concurso e, além dos orquidófilos, mais oito orquidários profissionais trarão suas representantes. A expectativa de público é grande devido ao sucesso das edições anteriores do evento. ‘Ano passado recebemos mais de cinco mil pessoas, e este ano superaremos esse número’, afirma a vice-presidente da Associação Campineira de Orquídeas, Benedita Aparecida Lauriano Alfonsi

Benedita lembra ainda que haverá sorteio de dez orquídeas para o público presente no evento. Os interessados em participar do Curso Prático de Cultivo de Orquídeas, a ser ministrado durante a Exposição, devem se inscrever antecipadamente, pois já é grande a procura e as vagas são limitadas. O curso é destinado a iniciantes e custa R$ 20,00. A reserva de vaga pode ser feita pelo telefone (19) 3231-5422, ramal 159 ou no site www.iac.sp.gov.br . Os interessados em participar do curso deverão realizar suas inscrições até o primeiro dia do evento.

Os visitantes poderão assistir gratuitamente a duas palestras sobre pragas e doenças mais comuns e o plantio em vasos coletivos e bandejas. Os cuidados necessários para a manutenção de uma orquídea saudável são muitos e exigem dedicação, mas toda pessoa pode ter orquídea em casa. Antes acreditava-se que o cultivo de orquídeas só era possível em xaxins naturais e sob condições climáticas específicas, geralmente reproduzidas em estufas. No entanto, devido à proibição da extração de xaxim in natura muitos orquidários profissionais e cultivadores amadores passaram a utilizar como meio de cultivo a casca de pinus e a fibra de coco que também podem ser usados em casa. Todos esses insumos e acessórios, como também as mudas, estarão à venda durante os dias do evento.

Além das orquídeas, o público também poderá apreciar as obras da artista plástica Maria Helena Lorenzi, que tem abordado em seus quadros temas diversos.

Serviço

  • Sexta-feira, dia 21 – Abertura Oficial às 20 horas
  • Sábado, dia 22 – Visitação Pública das 9h às 21 horas
    Curso Básico: Cultivo de Orquídeas – às 9 horas e às 14 horas. Pedro de Moares e Ricardo Vivan.
    Palestra: Pragas e doenças freqüentes na orquidocultura às 10 horas. Ricardo Giória.

  • Domingo, dia 23 – Visitação pública das 9h às 14 horas.
    Curso básico: Cultivo de orquídeas – às 9 horas e às 14 horas. Pedro de Moares e Ricardo Vivan.
    Palestra: Procedimentos para repique de plântulas de frascos para vasos coletivos e bandejas – às 10 horas. Rolland B. Cooke.

    Cursos e palestras – inscrições antecipadas. Vagas limitadas.

    Contato: (19) 3231-5422, ramal 159, eventos@iac.sp.gov.br