Evento: Instituto Agronômico participa da Expoflora 2002

Exposição em Holambra pode ser visitada até 22 de setembro

qui, 29/08/2002 - 11h05 | Do Portal do Governo

Alimentos que fazem parte do dia-a-dia e produtos presentes em diversos momentos da vida de todo brasileiro – desde a planta até a mercadoria que chega aos supermercados. Essa é a exposição do Instituto Agronômico (IAC-APTA) na Expoflora 2002, de 29 de agosto a 22 de setembro, em Holambra.

Neste ano, a participação do IAC na Expoflora tem por objetivo mostrar o quanto o Instituto está presente nas situações comuns da vida. ‘Vamos mostrar que nós participamos do cotidiano da vida das pessoas’, explica a diretora do Centro de Comunicação e Transferência de Conhecimento do IAC, Yone Mangilli S. Boaventura.

No estande, o público irá ver plantas e produtos derivados – por exemplo, o amendoim e a paçoca. O trigo e o pão. A seringueira e o pneu. O cacau e o chocolate. A cana e o açúcar. Não haverá, neste ano, exposição de técnicas, como hidroponia e meteorologia. Isso porque optou-se por mostrar a planta e o produto pronto, que já absorveram a tecnologia gerada no IAC, durante 115 anos. As publicações do órgão estarão à venda no estande.

Para dar ao público uma ampla visão do trabalho realizado no Instituto Agronômico, a mostra está organizada em três temas: café da manhã, alimentos e indústria. Dentre as 130 culturas trabalhadas no IAC, foram escolhidas algumas que se encaixam nessa temática, como: café, chá, cana, cacau, trigo, batata, feijão, arroz, soja, frutas, pimentão, temperos, algodão, frutas, seringueira, amendoim, citros, flor, palmito.

Os citros estarão presentes no grupo de alimentos e também de indústria. Afinal, além do suco, dos citros são extraídos também óleos para a produção de óleos essenciais, os chamados subprodutos da indústria citrícola.

Produtos desenvolvidos no IAC

Para combater o desconhecimento com relação às culturas e à diversidade existente, é que o IAC irá difundir informações junto ao grande número de pessoas que visitam a Expoflora.

Comum na vida do brasileiro, a batata será uma das culturas presentes. Certamente poucos sabem que a ‘batata da onda’, tão conhecida, foi desenvolvida pelo IAC. Na exposição, o público saberá que há diferentes variedades de batata, cada qual destinada a um uso – para fazer nhoque ou para fritar.

Graças às pesquisas do IAC, o Estado de São Paulo é maior produtor de seringueira do País. Qual a importância dessa árvore? O pneu de avião tem 100% de borracha de seringueira, que também é utilizada na fabricação de vários outros produtos, como ‘camisinha’.

Muitos também não sabem que o pimentão amarelo é mais uma criação do IAC. Comparando o seu formato com o das variedades vermelho e verde, verifica-se que o amarelo é mais liso. Essa característica impede a retenção de agrotóxicos, bastante usados no cultivo dessa planta. O famoso feijão carioca também teve origem no IAC.

Como não poderiam faltar as flores, os belos antúrios IAC também estarão expostos. E sem dúvida muitos irão, disfarçadamente, pegar a planta para ver se não é de plástico. Tamanha a perfeição da planta que integra o Programa de Melhoramento do IAC.

Carla Gomes – Assessoria de Imprensa do IAC

Expoflora 2002
Período: De 29 de agosto a 22 de setembro de 2002
Visitação: Quinta a domingo, das 9 às 19 horas
Local: Rodovia Campinas-Mogi Mirim (SP 340), km 141 – Holambra-SP