Evento: Incor lança livro sobre coração e exercício físico

Livro atualiza profissionais sobre o impacto da atividade física no coração de atletas e cardiopatas

qui, 16/06/2005 - 14h35 | Do Portal do Governo

Correr, andar, nadar, jogar, praticar exercícios de forma competitiva ou simplesmente como lazer e fonte de saúde para o corpo e, especialmente, para o coração. Muito se fala dos benefícios do exercício físico, mas o que a ciência diz sobre o melhor momento e a maneira mais adequada de praticar essas atividades para obter os melhores resultados? O que os estudos apontam sobre os benefícios e riscos do exercício físico para a saúde de atletas e cardiopatas? Para responder essas perguntas, indicando caminhos para os profissionais de saúde em sua atividade de orientação de atletas e esportistas, saudáveis ou não, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor-HCFMUSP) lançou, pela Editora Manole, o livro Cardiologia do Exercício – do Atleta ao Cardiopata, editado por Carlos Eduardo Negrão e Antônio Carlos Pereira Barreto.

O livro reúne série de artigos de especialistas em cardiologia do exercício, prevenção e reabilitação cardiovasculares e fisiologia do exercício do Incor e da Universidade de São Paulo. “Cardiologia do Exercício” é uma importante fonte de formação e atualização para estudantes e profissionais de medicina, educação física e esporte, nutrição, fisioterapia e psicologia, interessados em conhecimentos na área de fisiologia e cardiologia do exercício.

A obra incorpora quase duas décadas de trabalho científico da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Incor. Apresenta de maneira bastante didática conhecimentos de fisiologia e cardiologia do exercício aplicados a indivíduos saudáveis, atletas, pessoas com fatores de risco para a doença cardiovascular e até mesmo aqueles que já têm a doença.

Conteúdo

O livro está dividido em quatro partes. Nos capítulos um a três, são introduzidos os conhecimentos sobre fisiologia do exercício no contexto integrativo, com ênfase no sistema cardiovascular e no celular e molecular. Os capítulos quatro a seis abordam as alterações do eletrocardiograma do atleta e os princípios e aplicações do teste ergométrico e da avaliação cardiopulmonar em esforço.

Os capítulos sete a 16 são dedicados às populações especiais, tratando dos efeitos agudos e crônicos do exercício na obesidade infantil e adulta, hipertensão, insuficiência cardíaca, diabetes e dislipidemias. Inclui, ainda, princípios de um programa de reabilitação cardiovascular no modelo Incor.

Por último, os capítulos 17 a 19, dentro de um enfoque conceitual multidisciplinar, enfoca a nutrição e a psicologia aplicadas ao exercício, além dos conceitos fisiátricos de interesse na área esportiva.

Serviço

  • Cardiologia do Exercício – do Atleta ao Cardiopata
    – Editora Manole, 2005, 354 páginas
    – Editores: Carlos Eduardo Negrão e Antônio Carlos Pereira Barretto