Evento: Imprensa oficial lança livro sobre Deops

Lançamento será neste sábado, dia 27, na na 17ª Bienal Internacional do Livro

ter, 23/03/2004 - 21h11 | Do Portal do Governo

Primeiro volume da coleção Dossiês Deops/SP: Radiografias do Autoritarismo Republicano Brasileiro – No coração das trevas: o Deops/SP visto por dentro será lançado na 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, neste sábado. Será na arena livre do estande da Imprensa Oficial do Estado e das editoras universitárias.

A palestrante, Maria Aparecida de Aquino, do Departamento de História/USP, coordenou o projeto “Mapeamento e Sistematização do acervo Deops/SP: Série Dossiês (1940-1983)”, que deu origem ao dossiê, juntamente com o grupo de pesquisadores: Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos & Walter Crux Swensson Jr. (organizadores) e Lucimar Almeida de Araújo & Orion Barreto da Rocha Klautau Neto (co-organizadores).

O livro refere-se a estudo desenvolvido a partir de documentação que compõe o acervo Deops/SP, em 1995, trazendo ao leitor uma reflexão sobre o que foi o Deops/SP – desde sua criação (1924), até sua extinção (1983), um dos mais importantes órgãos do aparato repressivo da história brasileira.

Publicado pelo arquivo do Estado em parceria com a Imprensa Oficial, tem 208 páginas e pode ser encontrado na 17ª Bienal do livro, pelo preço de CR$ 18,00.

Marcia Bitencourt – Da Agência Imprensa Oficial