Evento: III Encontro dos Sem Terrinha reúne cerca de 400 crianças em encontro na Capital

Participaram do primeiro dia crianças de 7 a 12 anos, representando 60 acampamentos e assentamentos

ter, 04/11/2003 - 11h05 | Do Portal do Governo

No primeiro dia do III Encontro dos Sem Terrinha, que começou nesta segunda-feira, dia 3, em São Paulo, participaram cerca de 400 crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, representando 60 acampamentos e assentamentos de várias regiões do Pontal do Paranapanema.

A Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania dá apoio ao evento, que está sendo realizado no Conjunto Desportivo Baby Barioni, na Água Branca. O encontro vai até o dia 5, quarta-feira, das 8h às 18h.

Durante o encontro, educadores e organizadores pretendem resgatar a identidade camponesa e promover a discussão de temas atuais, como os alimentos transgênicos. Segundo Selma de Fátima Santos, educadora e organizadora do encontro, a defesa da alimentação natural é feita de maneira simples, para que as crianças entendam o que está sendo falado. ‘A integração entre as crianças do campo e da cidade também é muito importante’, afirmou Selma.

Uma série de reivindicações, como a melhoria do ensino nos assentamentos e acampamentos, também estão sendo realizadas. O grupo pretende encontrar-se com o secretário da Educação, Gabriel Chalita, no último dia do encontro, às 8h, para expor suas necessidades.

Entre as atividades programadas estão agendadas a realização de oficinas culturais, caminhada para a negociação na Secretaria da Educação e também uma marcha para a Praça da República, no dia 5, às 17h.

A Secretaria da Justiça arrecadou alimentos, programou atividades culturais e conseguiu a doação de lápis, canetas e lápis de cor, para o desenvolvimento de oficinas, além de brindes para as crianças, como escovas e pastas de dente. O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), subordinado à pasta, também está presente com a balança antropométrica, usada para medir o peso e a altura das crianças. Os outros dois encontros dos Sem Terrinha foram realizados nos em 1996 e 1998.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania