Evento: Governo do Estado realiza o II SP ExportAção

Será realizado nesta quarta, dia 1º, no Centro de Exposições Imigrantes

qua, 01/09/2004 - 8h15 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, está organizando o II SP ExportAção, que será realizado nesta quarta, dia 1º de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes. O tema central é ‘Novos Caminhos para o Comércio Exterior’.

O ‘São Paulo ExportAÇÃO’ é uma das ferramentas que o Governo do Estado vem usando para aumentar, em volume e em valor agregado, nossas exportações. É preciso discutir o futuro das empresas paulistas em relação ao comércio internacional, criar novos projetos, abrir caminhos que facilitem o acesso ao mercado externo, disponibilizar as ferramentas necessárias para todos os que desejam participar da atividade.

O comércio internacional tem sido uma importante atividade alavancadora da economia e consumo internos. As empresas devem estar aptas a competir, em qualidade e preço, com os similares disponíveis no mercado globalizado.

Ao mesmo tempo, as exportações são geradoras de trabalho e renda, meta prioritária do Governo do Estado de São Paulo. A criação do CERICEX – Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior, foi uma das primeiras medidas do Governo Geraldo Alckmin no contexto do esforço exportador.

Neste trabalho estão inseridas, em particular, ações voltadas à inclusão e expansão da presença no comércio internacional no dia-a-dia das micro, pequenas e médias empresas, que recebem o apoio do Programa de APO’s – Arranjos Produtivos Organizados, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo.

Os resultados obtidos pelas exportações paulistas são bastante animadores. Nos primeiros sete meses do ano, São Paulo ultrapassou 32% do total brasileiro e cresceu quase 40 % em relação ao mesmo período do ano anterior, bem mais que a média brasileira, de 33,7 %, que, deduzida a contribuição das exportações paulistas, chegaria a um crescimento inferior a 31 %.

Nesta segunda edição do evento os participantes contarão com os serviços de diversos órgãos e entidades diretamente envolvidos com as exportações. A organização de estandes será uma amostra do CELEX – Centro de Logística de Exportações, que ocupará uma área de 30 mil metros quadrados no local, junto ao Centro de Exposições Imigrantes.

Lá estarão CAE – Central de Atendimento ao Exportador, serviço do governo do Estado em parceria com a BM&F; IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas; ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos; Nossa Caixa; Banco do Brasil; Correios; SEBRAE; AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil; ABECE – Associação Brasileira das Empresas Comerciais Exportadoras; ABEPRA – Associação Brasileira das Empresas Operadoras de Regimes Aduaneiros; UBRAFE – União Brasileira dos promotores de Feiras; Câmaras Internacionais, entre outras.

Além disso, participarão com estandes 25 Arranjos Produtivos Organizados do Estado de São Paulo: Cachaça Certificada; Cerâmica Estrutural de Laranjal Paulista e Tatuí; Alimentos de Marília; Móveis de Itatiba; dois núcleos de Café, um de Espírito Santo do Pinhal, outro de Franca; Cerâmica Artística de Porto Ferreira; dois núcleos de Equipamentos Médicos, Odontológicos e Hospitalares, localizados em Campinas e em Ribeirão Preto; Granito; dois núcleos de Revestimentos Cerâmicos; Moda Bebê de Amparo; Moda Infantil de Cerquilho; Bichos de Pelúcia de Tabatinga; Bordados de Ibitinga; Frutas de Jales e região; Hortifruticultura de Itapetininga; Malhas de Socorro; Moda Praia da Baixada Santista; Calçados Femininos de Jaú; Calçados Infantis de Birigüi; Calçados Masculinos de Franca; Folheados de Limeira; e Têxteis de Americana.

Entre os expositores, além de João Carlos de Souza Meirelles, secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, autor da iniciativa, estão outros secretários de Estado: Andréa Calabi, de Economia e Planejamento; Antonio Duarte Nogueira Jr., de Agricultura e Abastecimento; Dario Rais Lopes, dos Transportes; e Mauro Arce, de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento.

Os interessados em participar devem confirmar presença pelo endereço eletrônico seminario@exporta.sp.gov.br ou pelo telefone 3272-7371.

A programação completa do evento está em www.ciencia.sp.gov.br/noticias

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo

(AM)