Evento: Geomedicina é destaque em feira na USP

Ciência estuda as relações entre doenças, saúde e distribuições geológicas de minerais

ter, 20/05/2003 - 16h53 | Do Portal do Governo

A Geologia Médica, ou Geomedicina, é uma atividade que está em desenvolvimento crescente no Brasil e no exterior. O tema será abordado no mini-curso ‘Introdução à Geologia Médica’, ministrado pelo geólogo e ex-aluno do Instituto de Geociências da USP, Wilson Scarpelli, no próxima terça-feira, dia 27, durante a Feira Nacional de Fornecedores e Empresas de Geologia (Fenafeg), no Instituto de Geologia da USP.

A Geomedicina é uma ciência de equipe que exige bom entrosamento com outras ciências e estuda as variações regionais na distribuição de elementos, principalmente os metálicos, seu comportamento geológico-geoquímico, e seus efeitos benéficos ou maléficos para a saúde animal e/ou vegetal. ‘A relação entre a constituição das rochas do substrato e a assimilação através de alimentação é observada também nos humanos, havendo casos clássicos de doenças que acompanham faixas geológicas litologicamente anômalas’, explica Scarpelli.

Scarpelli revela que as afetações podem ser geologicamente naturais ou antrópicas, sendo particularmente reais com populações que obtém seus alimentos e água nas imediações de onde vivem. ‘Entre os exemplos mais citados estão a incidência de papeira onde há deficiência de iodo e feridas e câncer quando há excesso de arsênio’ diz Scarpelli. Há ocorrências desse tipo em países como Estados Unidos, Chile e Índia.

No Brasil, existem várias áreas com altos teores de flúor em águas naturais, causando fluorose aos que dela bebem. Entre outras anomalias naturais encontradas no país menciona-se a baixa estatura de pessoas na Região de Paracatu, em Minas Gerais, possivelmente causada pelos altos teores de zinco na drenagem.

O mini-curso será realizado no auditório do Instituto de Geociências durante a Fenafeg, evento que comemorará a Semana do Geólogo. Durante o evento, serão apresentados ainda palestras e cases ministrados por outros profissionais e professores da USP, abordando temas como geomedicina, geologia de engenharia, mineração, meio ambiente, hidrogeologia. A estimativa é de que duas mil pessoas participem do evento.

Fenafeg

A Feira Nacional de Fornecedores e Empresas de Geologia será realizada no Instituto de Geociências da USP, no período de 26 a 30 maio. O evento é uma iniciativa da Geo Júnior Consultoria – empresa júnior – e tem o apoio da Universidade de São Paulo, Petrobras, Geoservice entre outras entidades. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo site: www.fenafeg.com.br.