Evento gastronômico movimenta a famosa Galeries Lafayette de 8 a 28 de junho

Participam do evento 70 empresas e 30 designers brasileiros

sex, 24/06/2005 - 12h20 | Do Portal do Governo

Empresas alimentícias e designers do Estado de São Paulo participam do “Espaço São Paulo” dentro da Operação Brasil 2005 na Lafayette Gourmet, que reúne um total de 70 empresas e 30 designers brasileiros. Trata-se de um projeto muito particular dentre as centenas de atividades realizadas no âmbito do Ano do Brasil na França: contempla produtos de elevado valor agregado, como alimentos industrializados de alto padrão, louças de mesa, móveis e objetos de decoração e design, livros sobre gastronomia e cultura brasileiras.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, está entre os organizadores, ao lado da DIM Export (representante da Lafayette Gourmet no Brasil) e do Instituto Fazer Brasil. “A onda Brasil que invade as ruas de Paris atualmente reveste-se, assim, de sofisticação”, resume Aline Cardoso Barabinot, responsável pelo “Espaço São Paulo” na Lafayette Gourmet.

“Estamos satisfeitos com os resultados alcançados até o momento, não só em matéria de vendas efetivadas, mas também porque a imagem do Brasil e de São Paulo está sendo valorizada”, diz Flávio Musa de Freitas Guimarães, coordenador de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Secretaria.

O público, predominantemente francês, soma gente de toda parte do globo. “Estamos mostrando ao mundo produtos de qualidade superior e sabor refinado, garantindo a origem e a credibilidade das marcas expostas, expondo um Brasil desenvolvido, que atende às exigências sanitárias e ao padrão de qualidade internacional”, comemora o Secretário João Carlos Meirelles.

O sabor brasileiro com sotaque paulista pode ser apreciado nas dependências do próprio magazine, onde, durante três semanas, há degustação de café, suco, mate, caipirinha, pão de queijo e doces.

Além disso, está sendo realizado ali um Festival Gastronômico coordenado pelo chef André Boccato, apresentando aos franceses pratos especialmente desenvolvidos para o evento. Até mesmo o chef francês David Van Laer, responsável pela cozinha do restaurante Le Chenevert, localizado na Lafayette, ficou impressionado com as especialidades brasileiras e considera surpreendentes os resultados da Operação Brasil 2005.

O “Espaço São Paulo” é um programa criado pelo Governo do Estado para levar empresas de menor porte a eventos internacionais, sobretudo feiras onde possam expor seus produtos, e faz parte de um amplo projeto de apoio ao incremento das exportações paulistas.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico