Evento: Funap é destaque em Conferência Internacional sobre Educação de Adultos

Encontro foi realizado na Tailândia

qui, 09/10/2003 - 10h34 | Do Portal do Governo

A Funap apresentou alguns resultados do Censo Penitenciário, dados sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido nos presídios com os Programas de Alfabetização, Educação Fundamental, Ensino Médio, Cursos Profissionalizantes, Direitos Humanos, Prevenção às Drogas e DST/AIDS, além dos números da Secretaria da Administração Penitenciária, na “Conferência Intermediária para Revisão da 5ª Conferência Internacional sobre Educação de Adultos”, realizada em Bangkok, na Tailândia, de 6 a 11 de setembro de 2003. Também foi apresentado no evento o filme “No olho do furacão”, que recebeu elogios dos participantes.

A novidade do evento, ficou por conta da recente criação pela UNESCO do Observatório Internacional sobre Educação em Presídios, no sentido de observar as boas (e más) práticas de educação nos presídios e tentar trazer este tema para o centro de discussões da própria entidade.

Com a criação deste observatório, os pesquisadores da UNESCO percorreram vários países, conhecendo e analisando o cenário da educação nas prisões e preparam um relatório sobre o assunto que será publicado no próximo mês de novembro.

A diretora executiva da Funap, Berenice Giannella, participou de um dos Workshops da Conferência sobre Educação nos Presídios. Além dela proferiram palestras, educadores da Inglaterra, Filipinas, Romênia, Índia, além do pronunciamento de um representante da Europa e de um pesquisador da UNESCO, que apresentou uma prévia do relatório mundial que será publicado em novembro.

Depois de amplas discussões nos diversos grupos de trabalho, o Relatório Final da Conferência proferiu a seguinte recomendação: “Assegurar visibilidade e desenvolvimento da educação para presos, por meio de apropriada colheita de dados estatísticos sobre educação em presídios e através de todas as possíveis iniciativas sobre educação de adultos”.

Já o Relatório da América Latina, por outro lado, recomendou que os governos de todos os países desenvolvam políticas públicas que visem assegurar a educação dos presos como forma de propiciar sua reintegração social.

A Funap acredita que o evento tenha estreitado contatos para futuras parcerias com a UNESCO, com ONGs que trabalham com educação de adultos (especificamente presos) e com órgãos governamentais de outros países.

DA Assessoria de Imprensa da Funap