Evento: Faculdade de Educação reúne especialistas para realização da Semana da Educação

Será realizado de 26 a 30 de maio na USP

qui, 22/05/2003 - 21h00 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 23, é o último dia de inscrições para os interessados em participar da Semana de Educação 2003, que será realizado de 26 a 30 de maio na Faculdade de Educação (FE) da USP. Maior evento anual da FE, a Semana terá quatro grandes conferências, sete mesas redondas, 19 simpósios e 122 comunicações de pesquisas, além de oficinas e apresentações culturais durante todos os dias.

O objetivo do evento é criar um espaço para apresentação, discussão e avaliação do conhecimento produzido por alunos e professores da Faculdade. Conferencistas visitantes também foram convidados, tratando de questões relativas à educação e sua aplicação na sociedade. A participação do público é aberta a todos os interessados.

‘Além de contemplarmos a nossa própria produção e a relação que temos com as outras unidades da USP, vemos o papel de referência que a Faculdade de Educação tem para outras instituições do País’, diz a professora Selma Garrido Pimenta, diretora da FE. ‘Queremos ampliar nossa voz junto às políticas públicas e à sociedade. As questões da educação fazem parte do cotidiano de todas as pessoas e o conhecimento é um instrumento essencial para a cidadania.’

Na programação da Semana, a diretora destaca as conferências ‘A pesquisa e a Pós-Graduação em Educação no Brasil’, com o professor Carlos Roberto Jamil Cury, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e ‘A Educação para a Escola Inclusiva e a Pedagogia para as Diferenças’, com o professor Carlos Skliar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). ‘Esta apresentação é do mais amplo interesse para a comunidade. Discutirá os caminhos para a inclusão educacional, não só de pessoas com necessidades especiais, como os portadores de deficiências físicas, mas de todas as minorias sociais’.

‘A Universidade: o Ensino, a Pesquisa, a Cultura e a Extensão Universitária’, com o sociólogo Francisco de Oliveira, da Faculdade de Filosofia Letra e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, tratará das concepções e do papel da Universidade para o mundo contemporâneo. O professor Otaviano Helene, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), encerrará o conjunto de conferências, tratando de ‘Novos Caminhos para a Avaliação Educacional no País’, tema ‘fervente’, na opinião da diretora.

As mesas redondas tratarão de temas variados, como políticas para o ensino médio, os cursos de licenciatura, diretrizes curriculares da pedagogia, o impacto dos projetos sociais feitos pela universidade, a reforma da previdência e questões relativas aos direitos autorais no ambiente universitário, com o uso de fotocópias. ‘Em toda as atividades, o eixo da programação é articulação entre a pesquisa, produzida na universidade, e sua aplicação social, na educação e nos programas de governo. Ao mesmo tempo que fazemos uma avaliação, queremos apontar perspectivas para as mesmas questões’.

As inscrições para a Semana de Educação 2003 são gratuitas e podem ser feitas através do site da FE, que apresenta a programação completa do evento. O endereço da Escola é Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.