Evento: Faculdade de Direito da USP comemora centenário do Centro Acadêmico XI de Agosto

Comemoração realizada nesta segunda-feira, dia 11 contou com autoridades, alunos e professores

seg, 11/08/2003 - 21h09 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Direito da USP recebeu nesta segunda-feira, dia 11, alunos, ex-alunos, professores e diversas autoridades para comemorar o Centenário do Centro Acadêmico XI de Agosto, primeira organização estudantil do País e referência nacional em questões ligadas aos direitos humanos e à cidadania.

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, marcou presença no evento afirmando que os estudantes da Faculdade de Direito da USP – que também comemora aniversário (176 anos) estão sempre presentes na luta pela cidadania e pela igualdade social. ‘O Centro Acadêmico se mantém como o mais importante símbolo da luta pela construção de um país melhor, minimizando as desigualdades sociais’, afirmou.

Alexandre de Moraes lembrou também a importância da Secretaria da Justiça nos preparativos para a realização das comemorações do Centenário do Centro Acadêmico por meio da formação de uma comissão que reuniu entidades do governo e da sociedade civil, entre elas: a Academia Paulista de Magistrados; a Associação Comercial de São Paulo; a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP; o Instituto Memojus; a OAB São Paulo; e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

A Imprensa Oficial, por sua vez, teve participação importante nos preparativos, assumindo a publicação de dois livros que contam um pouco da história do Centro Acadêmico: ‘O Centro Acadêmico XI de Agosto’, que reúne artigos do ex-presidente do C.A, Paulo Azevedo Marques, e ‘A Heróica Pancada: Cem Anos de Luta’, do Instituto Memojus, que mostra a participação do CA em momentos importantes da história brasileira, como a criação de Brasília e a campanha O Petróleo é Nosso.

Também estavam presentes no evento o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, representando o presidente Luís Inácio Lula da Silva, e a prefeita Marta Suplicy.

O evento contou ainda com o enterro da Arca da Memória na entrada da faculdade, com cartas de professores e alunos e diversas outros objetos que os estudantes escolheram como representativas de sua história.

A arca será reaberta em 2103 e cumprirá a função de recontar a história de nossa época para os futuros alunos. Para as comemorações, foram realizadas apresentações do Coralusp XI de Agosto e da Orquestra Sinfônica da USP, sob a regência do maestro Carlos Moreno.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
C.A