Evento: Exposição iconográfica histórica em Três Lagoas comemora 35 anos da CESP

A mostra itinerante será apresentada nos municípios atendidos pela companhia

ter, 08/10/2002 - 15h14 | Do Portal do Governo

Será aberta ao público na próxima quinta-feira, dia 10, a partir das 8 horas, a exposição iconográfica histórica CESP 35 Anos. A exposição é um dos eventos programados pela Companhia Energética de São Paulo (CESP) para comemorar junto com a comunidade seus 35 anos de atividades, completados dia 5 de dezembro de 2001.

A mostra ficará na Gerência de Desenvolvimento Econômico da prefeitura municipal de Três Lagoas, na rua João Carrato, 33, Centro. O espaço ficará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, horário local. Há um atendimento especial com monitoria para escolas e grupos organizados e para visitas aos sábados. Esse serviço que pode ser agendado pelos telefones (0xx18) 3742-3111, 3742-2207 e 3743-7277.

Na Capital, a exposição histórica ficou montada no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, e na Estação República do Metrô. A exposição itinerante seguirá para os principais municípios da área de influência da CESP. A mostra já percorreu as cidades de Paraibuna, e Ilha Solteira. Depois de Três Lagoas, a exposição irá para Presidente Epitácio e Rosana, todos no Interior do Estado de São Paulo.

Historico

A CESP hoje é a maior geradora de energia do estado de São Paulo, e a terceira maior do País. Tem 7.235,3 megawatts (MW) de potência instalada, distribuídos por seis grandes usinas hidrelétricas. São elas: Ilha Solteira, com 3.440 MW, Engenheiro Souza Dias (Jupiá), com 1.551,20 MW e Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), com 1.320 MW, as três no rio Paraná; Três Irmãos, com 807,5 MW, no rio Tietê; Paraibuna, com 85 MW, no rio Paraibuna, e Jaguari, com 27,6 MW, no rio Jaguari.

Mas a história da Empresa começa no século XIX, início da eletrificação no Brasil. A exposição resgata imagens e fatos daquele período, chegando até os dias atuais, mostrando a evolução do patrimônio técnico da CESP e a grande influência da Empresa para o desenvolvimento do Brasil e do Estado de São Paulo.