Evento: Escola Politécnica da USP comemora centenário da primeira fundição didática do País

Será realizado na próxima segunda-feira, dia 17

qui, 13/03/2003 - 19h28 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, dia 17, às 14 horas, a Escola Politécnica (EP) da USP comemora um século da inauguração da sua primeira oficina didática de fundição. O evento terá uma série de palestras de profissionais envolvidos com a fundição na EP e com a história dessa atividade no Brasil.

A oficina da Politécnica foi a primeira com função didática do País. ‘Ela não foi construída para produzir, mas para ensinar e desenvolver tecnologia. Tudo o que usamos de materiais metálicos é feito com fundição. Dela depende toda a indústria e o Brasil é um grande produtor de materiais fundidos, com tendência para expansão’, diz o professor Clóvis Bradaschia, organizador do evento.

A pequena fundição didática, idealizada pelo fundador da EP, Antônio Francisco de Paula Souza, já estava prevista em plantas de 1899. As operações começaram em dezembro de 1902, com a inauguração oficial em 15 de fevereiro do ano seguinte. De sua primeira formação, só restaram um pequeno forno de tipo cubilô e uma placa comemorativa, ambos expostos no saguão do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da EP.

A comemoração ocorrerá no Anfiteatro do Prédio da Administração da EP, na avenida Professor Luciano Gualberto, travessa 3, número 380, Cidade Universitária, São Paulo.