Evento: Encontro na CDHU discute propostas de combate à violência

nd

qui, 28/03/2002 - 16h31 | Do Portal do Governo

A CDHU realizou nesta quinta-feira, dia 27, na sede da companhia, o 7º encontro ‘A Comunidade Fazendo da Parceria Uma Realidade’. O evento reuniu cerca de 100 líderes comunitários de 40 conjuntos habitacionais construídos pela empresa – que representam 500 mil pessoas – agentes do governo e da iniciativa privada.

Juntos, eles compõem a Rede de Compromisso Social da CDHU, uma parceria que tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida da população através da capacitação de líderes, da troca de experiências e do planejamento de ações que minimizem os principais problemas sociais vividos pelas comunidades. O tema central do 7º encontro foi apresentar propostas de prevenção da violência na periferia de São Paulo.

Após terem elaborado a visão de missão da rede no encontro passado, em dezembro de 2001, os participantes dedicaram-se a traçar um perfil das comunidades em que vivem e apresentar propostas para a solução dos dos diversos problemas que os aflige. A partir daí, surgiu o tema deste encontro, cujo enfoque principal foi a violência urbana.

Os representantes das sub-redes, divididas em Leste-1, Leste-2, Sul, Norte e Noroeste, apresentaram um mapa dos principais problemas que levam à violência como a ociosidade, o desemprego, a falta de áreas de lazer para a juventude e de espaços para a terceira idade, entre outros, e elaboraram propostas para minimizá-los.

O pressuposto de todas as propostas é a prevenção, e não a repressão ao crime e violência. As propostas incluem a construção ou reforma de equipamentos sociais como centros de lazer, de cultura e de esportes, além da viabilização de cursos profissionalizantes.
Após a apresentação dos grupos, houve uma palestra e debate com professores da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) sobre planejamento e gestão de projetos.

Vários conjuntos da CDHU já desenvolvem projetos sociais, entre eles o Projeto Academia Cidadã, uma parceria entre a CDHU, Secretaria da Juventude e academias de São Paulo, que leva atividades esportivas aos conjuntos, e o Programa de Autoemprego da Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho, que promove cursos profissionalizantes.

A Rede de Compromisso Social da CDHU foi o caminho encontrado para organizar as lideranças em grupos, capacitá-las e incentivá-las a buscar parcerias e encaminhar suas propostas aos órgãos públicos competentes.